The Bourne Identity (2002)

The Bourne Identity começa com um homem a boiar no meio do oceano. Esse homem é encontrado por um barco e, após recuperar os sentidos, descobre que perdeu muitas das suas memórias, inclusive o seu nome… Fica surpreso quando começa a constatar que é dotados em artes marciais, fala diversas línguas e que alguém anda o persegue.

Realizado por Doug Liman e estrelado por Matt Damon, esta fita consegue ser interessante qb. Falha em alguns aspectos, como o facto de não ter um vilão icónico, mas a narrativa mantém sempre um ritmo bastante equilibrado.

As cenas de acção são fluídas, muito ao estilo dos anos 80 (a perseguição no mini é um exemplo muito forte disso) e, Matt Damon consegue convencer no seu papel de agente-secreto. A sua luta interna pela recuperação da memória que perdeu, ao mesmo tempo que tenta escapar a quem lhe quer mal é instigante e torna-se ainda mais “dramática” quando entra uma mulher na equação.

Pelo meio temos boas actuações de Clive Owen (uma personagem decepcionante, apesar de tudo), Chris Cooper, Brian Cox e Franka Potente.

Muito do sucesso deste filme deriva de alguns pormenores que todos juntos dão qualidade á fita: os bons actores, como referi ali atrás, uma realização “certinha” sem o recurso a grandes efeitos-especiais (poucas explosões e quando as há são necessárias) e uma narrativa que não envolve nenhum esquema demasiado complexo (mas que obriga a pensar um bocadinho) e que possui um agente com carisma com o qual as pessoas se vão identificando á medida que a história vai evoluindo.

Pode-se que dizer que este filme é um sólido thriller com cérebro e com um estilo “antiquado” (no bom sentido).

Realizador: Doug Liman

De Positivo: Matt Damon e Franka Potente. O estilo “antiquado” sólido. Argumento interessante.

De Negativo: Nenhum vilão carismático. Aborrecido em alguns momentos.

7/10

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

6 thoughts on “The Bourne Identity (2002)”

  1. Adorei este filme e os seguintes! Muito interessante e apelativo. Claro que um pouco irrealista pela capacidade mental, mas mesmo assim espectacular.

    Uma trilogia muito boa, que preferia que fosse constituída por mais filmes que apenas 3.

    Abraços,
    Cláudio Novais

    Gostar

    1. Acho que vai existir um 4º filme que será uma prequela, mas não terá nem Matt Damon nem Paul Greengrass (realizou o 2º e o 3º).

      Gostar

  2. Ora ora, a crítica da discórdia xD

    Pessoalmente, não concordo muito. Achei a realização monótona e Damon pouco convincente.

    Abraço

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s