Lost, observações…

04 The Substitute[14-56-56] Depois de um episódio menos bom centrado em Kate, Lost volta á carga com um dos melhores da série. Surgiram algumas respostas e com elas, como é apanágio de Lost, mais perguntas. Decididamente, a maior questão aqui é: Onde é que isto vai parar? Quem está a ser manipulado?

Este episódio foi centrado em John Lock, e bastava apenas ficarmos deliciados com a classe de Terry O’ Quinn, mas foram tantos pormenores interessantes que não poderia deixar passar a oportunidade de fazer um artigo e deixar algumas interpretações minhas.

Na Linha Paralela (LP) vemos a vida de Lock. São apresentadas algumas diferenças e algumas interacções muito interessantes. Aparece Hurley que é o chefe da Rose (que tem cancro na mesma), e surge Ben que na LP é professor de história europeia. Não vou falar muito desta realidade, por isso vamos á ilha!

04 The Substitute[13-32-45]

E é logo nos minutos iniciais que o Falso Lock (FLock) revela algo interessante. Ele diz ao Richard que assumiu a forma do John Lock porque ele era um candidato e que lhe concederia acesso ao Jacob. Candidato? Tanto Richard como nós ficamos confusos e é extremamente curioso ver o quão baralhado fica o Richard. Aparentava saber muito, mas afinal é mais um peão na teia de intrigas e manipulações que abundam naquela ilha! Flock diz-lhe que nunca lhe esconderia nada e pede-lhe para ir com ele. Richard recusa. Ora bem, ao que parece Richard não confia neste Flock

No meio da conversa, Flock descortina no meio da vegetação um rapaz louro com os braços ensanguentados. É a vez dele ficar meio confuso e algo assustado, parece-me. Richard repara nisso, mas ao desviar o olhar, nada vê. O que significa isto?

04 The Substitute[13-36-20]

A seguir mudamos para a Ilana e o Ben. Ilana está a chorar e pergunta ao Ben o que se passou. Ele, no meio de verdades, mente. Não assume que matou Jacob. Diz que o Flock pontapeou-o para o fogo e que ele ardeu. Logo de seguida Ilana guarda alguma cinza do corpo cremado do Jacob e revela ao Ben que o Flock anda a recrutar. Interessante, o Flock anda a Recrutar… Mais interessante ainda é ver Ben sem saber o que se passa á semelhança do Richard. E pensar que há uns tempos atrás pensava que eles saberiam quase todos os segredos da ilha…

Continuando. Flock continua a sua recruta tentando, após ter falhado com o Richard, convencer Sawyer a acompanhá-lo. Sawyer acaba por ir com ele, pois o Flock promete dizer-lhe a razão pela qual ele está naquela ilha. Entretanto, Flock vê mais uma vez o rapaz Louro, mas desta vez Sawyer também vê! Porquê? Será que só os candidatos conseguem ver o rapaz louro e por isso é que o Richard não o viu?  O rapaz foge e Flock corre atrás dele. Após uma pequena correria, Flock tropeça e cai. O Rapaz fica em  frente dele e diz:

You know the rules. You can’t kill him!

Aham! Matar quem? O Jacob? O Richard? O Sawyer? Perante essa afirmação, o Flock responde com uma frase característica do John Lock:

Don’t tell me what I can’t do!

Estará o espírito do John de alguma forma ainda “vivo”. Terá o Flock ficado com alguma da personalidade do John? Ou o Flock teve uma vida parecida com o John, limitada de alguma forma?04 The Substitute[14-06-37]

E quem raios é o rapaz louro que fala ao Flock enquanto ele está caído no chão. Fica uma noção de superioridade do miúdo. Outro Líder que ainda vamos ouvir falar mais? Alguém superior ao Jacob? Será o Aaron? É louro de olhos azuis. Sim, é uma opção válida. Jacob personificado? Talvez… Veremos mais à frente concerteza.

Entretanto, Sawyer fica sozinho e aparece o Richard que lhe diz para ir com ele para o Templo. Que o Flock vai matá-lo e blá-blá-blá.  Sawyer não vai e assim que o Richard ouve o Flock foge. Está completamente assustado!

Mas, mais á frente, o nosso Sawyer, mostra que afinal não confia assim tanto no Flock e aponta-lhe uma arma. Obviamente que ele não fica assustado nem nada. Estava á espera que ele até disparasse e houvesse uma transformação repentina em fumo negro, ou algo do género. Mas não. Flock apenas começa a fazer-se de vítima, sim porque eu acho que ele anda a tentar ganhar a simpatia das pessoas, fazendo-se de coitadinho. Não duvido que ele é mesmo o mau da fita!

04 The Substitute[14-18-30]

A cena acaba e passamos para outra em que assistimos ao enterro do verdadeiro John Lock. Aqui interessa ressalvar que o Ben está verdadeiramente arrependido de ter matado o Lock. Acho que ele começa a perceber que fez algo de muito grave ao ter morto duas pessoas demasiado importantes para a ilha.

John Locke was a believer. He was a man of faith. He was a much better man than I will ever be, and I’m very sorry I murdered him

04 The Substitute[14-26-16] 

Adiante. O Flock continua a sua caminhada com Sawyer até chegarem a uma caverna incrustada numa ravina. Cenário espectacular, devo dizer. Lá dentro notamos logo o conflito Branco/Preto, quando vemos uma balança com uma pedra branca e uma pedra preta em cada prato. O que interessa mesmo é quando eles se embrenham mais na caverna e o Sawyer (e nós) ficamos a saber a razão pela qual os losties estão na ilha.

Estão escritos na parede imensos nomes, alguns riscados, associados a números. E os nossos “Oceanic 6” estão associados aos número malditos.

  • 4  – John Lock
  • 8 – Hugo Reyes
  • 15  – James Ford
  • 16 – Sayd Jarrah
  • 23 – Jack Sheppard
  • 42 – Sun? Jin? Kwon

04 The Substitute[14-43-45] O Flock revela que os nomes são de pessoas nomeadas por Jacob para candidatos a protectores da ilha. Os riscados, como é óbvio quanto a mim, ou morreram, ou não serviram de alguma forma. Diz ainda que Sawyer tem três opções:

  1. Não fazer nada e ver no que dá, correndo o risco de ver o seu nome riscado. Quando digo “correndo  risco”, quero dizer eventualmente morrer…
  2. Aceitar o cargo e proteger a ilha, que segundo o Flock não precisa de ser protegida.
  3. Ir embora sem olhar para trás.

Sawyer fica com a 3º opção, ou seja, parece-me que está no “Dark Side” agora. Ou então está apenas no lado dele e mais tarde ou mais cedo vai trair Flock…

Porque raio não aparece o nome da Kate na parede?  Li que na parede também aparece Linus (Ben?), Littleton (Claire?) e Straume (Miles?) riscados. O que significa isto? Será que eles vão morrer futuramente , ou Jacob sabia que eles não iriam servir para o cargo de protectores?

04 The Substitute[14-53-16]

4 Comments

  1. é estranho é nunca mais terem falado sobre os grandes senhores conhecedores também de grande conhecimento da ilha, nomeadamente o Charles Widmore e Eloise Hawking que conseguia prever o tempo.

    Já para não falar daquele senhor que estava ao lado do Jacob em tempos muito antigos, talvez no penultimo episódio da temporada 5… Esse será o “Flock”?

    Outra coisa engraçada foi o facto de todos os escolhidos quererem mudar de vida exactamente na altura que o avião caiu. Por isso, que relação tem esse facto amplamente demonstrado nas temporadas anteriores, com o facto de eles serem os “escolhidos”.

    Já agora, quando referi o que referi no primeiro parágrafo, queria relacionar com o facto de haver um protector, não sei para quê, até porque inicialmente aquele ilha apenas tinha muito magnetismo e por isso era especial e por isso mesmo era procurada por Charles.

    Em suma, estou com medo que eles numa serie só consigam responder a todas as perguntas. E mais medo ainda em eles falharem em muita coisa como me está a parecer que em breve vai a acontecer. Há personagens que não me parecem estar a enquadrar-se com o rumo actual da história. Já para não falar do facto de o Michael Dawson ter tentado matar-se e não conseguiu. Porque não podem morrer alguns e outros podem?

    Já agora, mais uma para a caixa enorme de dúvidas: Visto que teoricamente se a bomba explodisse as vidas de certas pessoas iam ser diferentes, ou seja, AS PESSOAS DO AVIÃO que caiu iam ter vidas diferentes. Porquê que o Ethan, que não estava no avião aparece neste mundo colateral?

    Gostar

    1. Pois Cláudio. Ainda existem muitos buraco por resolver. Vamos acreditar que até ao fim, teremos muito deles “tapados”, ou pelo menos a grande maioria. De recordar que os produtores já disseram que não iriam responder a todas as questões de Lost.

      Gostar

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s