Conan, de Robert E. Howard

A primeira coisa que me surpreendeu ao ler “Conan – A Rainha da Costa Negra”, foi que não era apenas uma história. São várias. Algumas pequenas, outras maiores e mais complexas. São aventuras protagonizadas pelo bárbaro Conan, ou melhor, aventuras que têm em comum o bárbaro Conan.

Sim, porque Conan parece surgir no meio das histórias por acidente ou por mero acaso. Ele é a personagem principal, mas é como se não o fosse verdadeiramente. Ele vê-se envolvido no meio das mais incríveis situações, seja em pequenos roubos ou em grandes conspirações políticas. Na maior parte das vezes, sem intenção. Ele simplesmente vive a sua vida de bárbaro sem inventar muito e lida com cada situação à sua maneira.

Á sua maneira quer dizer, de forma honesta, simples e direta, normalmente envolvendo violência e humor.

É uma personagem muito cativante e crua, porque foge um bocado do estereotipo do típico herói guerreiro.

Conan não é culto nem o pretende ser. Conan também não corre a salvar uma mulher em perigo. Fá-lo caso seja necessário, ou apenas porque essa mulher calhou de estar no seu caminho. E isso não quer dizer que a sua virgindade fique a salvo. Conan apenas quer viver a sua vida de bárbaro sem que ninguém o incomode. Ah e não admite grandes idiotices.

Tinha uma ideia algo errada de Conan, muito por causa dos filmes. Mas enfim, ainda bem que comprei o livro. A escrita de Robert E. Howard é cativante, nunca sendo demasiado complexa e descritiva. Apesar de ter várias referências a outras raças, reinos e entidades, é fácil de acompanhar. E sempre que Conan entra em cena, tudo fica mais leve, divertido e simples.

Senti sempre curiosidade em saber qual seria o desfecho de cada aventura e como Conan iria lidar com cada situação.

Foi uma lufada de ar fresco ter começado a ler Conan, depois de uma maratona épica de 10 livros de As Cronicas de Gelo e Fogo.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s