Black Mirror, o regresso e as expectativas

black-mirror-san-junipero

O espelho negro da sociedade regressou, agora apadrinhada pela Netflix. O meu entusiasmo era muito, devo dizer e, talvez por isso, tenha criado em mim expectativas demasiado altas.

A verdade é que gostei de todos os episódios desta nova temporada de Black Mirror. Só que esperava um pouco mais.

Cada episódio de «Black Mirror» é independente. As histórias são sempre diferentes, mas partilham o mesmo tipo de humor negro e corrosivo, as mesmas subtilezas e metáforas. A mesma inteligência em abordar os problemas da nossa dependência, cada vez maior, na tecnologia. A mesma inteligência em falar da nossa ausência generalizada em expressarmos os nossos sentimentos. É dramática no absurdo de situações que podem vir a acontecer daqui a uns anos.

O primeiro episódio é bastante interessante e é “verdadeiramente” um episódio Black Mirror, mas os dois que se seguiram não conseguiram cativar-me da forma que esperava. Faltou aquela singularidade característica da série.

É única na sua abordagem, é provocadora, interessante, inteligente, desconfortável, bem escrita, realizada e interpretada. Está à frente do seu tempo e arrisco em dizer, profética no futuro que mostra.

Contudo, o episódio seguinte apanhou-me desprevenido. Superou as minhas expectativas e fez-me acreditar que valeu a pena continuar a ver a série.

Falo de “San Junipero”. Episódio tocante, de altíssima qualidade, com um tom e final inesperado para a série. Muito bem realizado e escrito, com excelente interpretações e banda sonora perfeita. Facilmente um dos melhores episódios de todas as temporadas.

Black Mirror ainda vale a pena. Penso que poderia ter sido melhor mas, ainda assim, continua a ser uma das melhores séries da actualidade. O episódio “San Junipero”, sozinho, vale por toda a temporada.

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

Comentar

