Twelve Monkeys (1995)

Twelve Monkeys

Vi, ou melhor, revi o filme de Terry Gilliam, pois disse aqui que me lembrava vagamente dele e isso ficou a bailar na minha mente, causando um certo incómodo. Ora, não podia deixar que esse “certo incómodo” continuasse a atormentar-me, pelo que tratei de ver o filme o mais rapidamente possível.

A série tem muitas semelhanças com o filme, pois claro, mas uma das grandes diferenças é que James Cole não procura evitar o lançamento do vírus mortal nem a sua propagação. No filme, a missão de Cole é regressar ao passado e recuperar uma amostra do vírus, para ajudar os cientistas a descobrir uma cura.

Uma das coisas que me lembrava, era a interpretação muito boa de Brad Pitt e foi bom constatar que a minha memória não me tinha enganado. Brad Pitt dá-nos uma atuação alucinada e maníaca, repleta de trejeitos muito bons.

Não é que o restante elenco esteja mal, ou até num nível inferior, mas Brad Pitt rouba todas as cenas em que entra. Contudo, fica o meu apreço pelas boas atuações de Bruce Willis e Madeleine Stowe.

Terry Gilliam tenta tornar os acontecimentos da história muito ambíguos. Dar ali um bocadinho de confusão à coisa, tentar fazer transparecer que, na verdade, James Cole está é maluco e que toda a história do futuro e do vírus mortal é uma invenção da sua cabeça.

E fá-lo bastante bem, devo dizer, tornando o filme ainda mais estranho e mais… interessante.

Foi bom rever Twelve Monkeys. É uma experiência algo sui generis, muito característica, com excelentes interpretações e com uma ótima história, potenciada por Terry Gilliam.

ps: Foi interessante aperceber-me que a série tem alguns easter eggs relativamente a este filme.

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

Comentar

