As Above, So Below (2014)

As Above So Beow

Em primeiro lugar, dou os meus parabéns a quem concebeu o poster deste filme – falo do que tem a torre Eiffel virada ao contrário, com as caveiras por baixo num fundo vermelho – pois está fantástico!

Passando ao filme propriamente dito, devo dizer que o conceito, apesar de ser interessante, não foi desenvolvido da melhor maneira. Pelo menos, não me agradou particularmente.

Acho, sinceramente, que o filme teria a ganhar se não recorresse ao found footage. Torna-se irritante todo aquele discurso do “não podemos parar de filmar. O resto do mundo precisa de saber o que aconteceu aqui.” Ninguém continua a filmar e a gravar tudo, quando se encontra em situações de desespero e pânico.

Não é que o estilo estrague totalmente a experiência. Em alguns momentos, pelo contrário, pois consegue acentuar a tensão. Mas à medida que o filme avança, vai-se tornando cansativo e demasiado irreal.

O início consegue cativar. Parece que vamos entrar numa mistura entre Indiana Jones e The Descent. Aventura e terror num espaço fascinante, como são as catacumbas de Paris. A claustrofobia é palpável e o ambiente bem sinistro, mas depois entramos num ciclo repetitivo onde o elenco cai num buraco, percorre um túnel escuro, encontra figuras demoníacas e cai num buraco, percorre um túnel escuro e encontra figuras demoníacas.

É uma descida ao inferno que acaba por se tornar repetitiva lá pelo meio.

As personagens também não são bem desenvolvidas e por isso não conseguem criar laços de empatia fortes o suficiente para que nos possamos preocupar com o seu destino.

De qualquer maneira, As Above So Below tem os seus momentos. Não é um grande filme, mas penso que conseguirá cativar muito boa gente. Uma boa tentativa, ainda que o potencial não tivesse sido totalmente explorado.

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s