Coherence (2013)

Coherence

Confesso que desconhecia a existência deste filme. Só o vi, porque algures no meu mural do facebook (yay, o facebook serviu para alguma coisa) um dos meus amigos comentou que era um filme pica miolos, ou algo do género.

Gosto bastante deste tipo de filmes. Creio que o último que vi foi Triangle e já estava na altura de assistir a algo capaz de dobrar os meus neurónios em dois até fazer nó e impedir quaisquer sinapses.

Coherence é um filme de baixo orçamento, com cenários extremamente limitados. A maior parte do tempo é passada a ouvirmos um bando de gajos a conversar uns com os outros, enquanto vão acontecendo coisas muito estranhas.

Isso não é necessariamente mau. The Man From Earth faz o mesmo e fá-lo muito bem.

Mas aqui, a coisa não correu da melhor maneira.

A filmagem não me agradou muito. Gostei do facto de se ter utilizado um estilo mais amador e de documentário, mas o constante desfocar e as tremidelas enjoativas irritaram-me por terem sido exageradas.

Depois, as personagens não cativam minimamente, muito por culpa da forma como agem. É que elas começam a ficar paranóicas sem grande ameaça. Não é natural a forma como elas desenvolvem um medo irracional do que se está a passar.

É tudo muito repentino e isso faz com que soe a falso. O ambiente teria que ser um bocadinho melhor trabalhado.

A história tem a sua originalidade e é, de facto, um grande “mas que merda é que está a acontecer”, no entanto, as personagens estragam a experiência toda.

Se eu ignorar a forma como foi filmado e a paranóia demasiado repentina, talvez consiga recomendar uma espreitadela. Pelo conceito.

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

Comentar

