Dawn of the Planet of the Apes (2014)

Dawn of the Planet of the Apes

Rise of the Planet of The Apes trouxe o longo franchise (que começou muito bem em 1968) de volta para a ribalta. Antes do regresso espetacular em 2011, pelas mão de Rupert Wyatt, já Tim Burton tinha tentado modernizar os macacos.

No entanto, quanto a mim, de forma bastante fraca.

O filme, o de 2011, que é uma prequela do original, obteve bastante sucesso e claro que teríamos direito a continuação. Os estúdios não podiam ignorar amealhar mais uns trocados valente.

E eis que, com Matt Reeves ao leme (o mesmo de Cloverfield), a saga continua a trilhar o caminho certo.

É verdade. Apesar de termos um novo realizador e um novo elenco (à excepção dos macacos), o filme não perdeu qualidade. Manteve o mesmo espírito de blockbuster com miolos e continuou a mostrar de que forma os macacos foram conquistando o seu espaço, até terminar como todos nós sabemos.

Quem não sabe como a coisa vai terminar, pode ir espreitar o original.

Os macacos continuam geniais. Os efeitos especiais são assustadoramente realistas. Personagens digitais, trazidas à vida por atuações muito convincentes.

Destaque claro para Caesar (Andy Serkis) e Koba (Toby Kebbel). Parece que estamos a ver macacos altamente treinados, tamanha é a qualidade dos efeitos especiais.

Dawn of the Planet of the Apes é um bom filme. Um blockbuster que entretém, apesar de ter um tom muito sério e um ambiente bem negro. Aliás, até funciona como metáfora para o que se passa quando duas fações querem entrar em guerra.

Pessoalmente, senti-me um bocadinho mais ligado emocionalmente ao anterior. No entanto, existe muito para elogiar neste filme. Recomendo-o vivamente.

Os macacos continuam em grande. Estes dois filmes são a prova como franchises “enterrados” por sequelas demasiado fracas, podem ser reavivados de forma espetacular.

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

1 thought on “Dawn of the Planet of the Apes (2014)”

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s