Trick R’ Treat (2009)

Trick R Treat

Vi este filme em 2009 e, na altura, não o achei nada de especial. Decidi revê-lo neste Maratona Halloween 2014, porque lembro-me que este filme tinha um ambiente bastante bom, e também porque, ultimamente, andava a vê-lo muito como recomendação para esta época festiva.

Vou copiar algumas partes do que escrevi na altura. No entanto, vou acrescentar um bocadinho mais, uma vez que a minha opinião mudou um bocadinho.

Portanto, Trick R’ Treat, é sobre quatro histórias que se cruzam, e que ocorrem durante o Halloween: o aparentemente normal diretor de um liceu, que tem uma vida secreta como assassino em série; um grupo de amigas, entre elas uma frágil virgem, que andam em festas, tentando apanhar o maior número possível de homens; um grupo de adolescentes organiza uma brincadeira de mau gosto; uma mulher que abomina a noite tem de lidar com um marido que está obcecado com ela; e um velhote que odeia crianças, recebe a visita inesperada de um pequeno vestido com um saco de batatas…

É um filme de Michael Dougherty, o mesmo que assinou os argumentos de Superman Returns e X2, e não passou pelas salas de cinema, tendo ido directamente para o mercado de aluguer.

Disse aqui que, apesar de ter um ambiente bastante bom, o filme falhava um bocado no seu argumento.

Relativamente ao ambiente, tenho que manter a minha opinião. Este filme respira Halloween por todos os poros. É muito atmosférico e a cinematografia bastante bonita. Penso que, no geral, a parte visual não desilude e fala por si própria.

Quanto ao argumento, mudei um bocadinho a minha opinião. Continua a não ser nada de extraordinário mas, desta vez, soube apreciar de uma outra forma.

O filme não é extremamente violento nem terrorífico. É mais como se fosse um conjunto de histórias que se contam a crianças ou a jovens, numa noite fria e chuvosa.

E, as histórias, apesar de serem fantasiosas, tem um certo charme e conseguem ser bastante agradáveis. Depois, existe ali um lado muito comic book e a forma como as várias histórias se vão cruzando, dão um certo estatuto de destaque ao filme.

Existe um pequeno indivíduo que vai estando presente em cada história. É um “meia-leca” envergando um saco de batatas, que serve de materialização a esse ”espírito maléfico” do dia em que os mortos decidem andar entre nós. Uma personagem sui generis, que deixa a sua marca no filme.

Ah, e nada é o que parece. Existem algumas reviravoltas e surpresas. E o humor é bem interessante. Nem sempre, mas a maior parte das vezes, sim.

Na verdade, mudei um bocadinho a minha opinião. Trick R’ Treat prima pela sua excelente atmosfera e o argumento é agradável. É um filme ideal para se ver no Halloween , especialmente numa tarde chuvosa. Tem o coração no lugar certo.

imdb trailer

★★★★★★★☆☆☆

Maratona Halloween

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

3 thoughts on “Trick R’ Treat (2009)”

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s