Youtube agora a 60 fps

Youtube 60 fps

A malta do Youtube tinha prometido, há uns meses atrás, que ia passar a permitir vídeos a 60 fps. E parece que essa funcionalidade começou a partir de hoje.

Por enquanto parece estar limitada ao Google Chrome (pois claro), mas de certeza que os navegadores principais irão rapidamente acompanha-lo nesta nova funcionalidade.

Mas o que é isto dos 60 fps?

A abreviatura fps significa “Frames Per Second” (imagens por segundos, em tradução livre) e é, basicamente, a quantidade de imagens paradas reproduzidas num segundo.

Para se ter a noção do movimento, são reproduzidos várias imagens em rápida sucessão. No cinema utilizam-se os 24 fps (24 imagens por segundo) e nos videjogos os 30 fps.

São valores gerais, uma vez que começam-se a utilizar outros. Por exemplo, no cinema, estão a surgir os primeiros filmes em 48 fps (The Hobbit e Cameron já disse que os próximos Avatar rodarão neste formato) e nos videojogos está-se a tentar ter como padrão os 60 fps.

E porquê?

Existem pessoas que defendem que a diferença entre 30 e 60 fps não é visível, mas a verdade é que o dobro das imagens por segundo, proporciona uma experiência visual muito mais suave e agradável.

Não acreditam? Pois vejam os vídeos que coloquei aqui. O Avatar foi convertido, mas fica extraordinariamente belo em alta definição a 60 fps.

Começam a surgir vários no Youtube, principalmente de videojogos, uma vez que aí notasse bem a vantagem dos 60 fps.

Eu não utilizo o Google Chrome, mas instalei o navegador só para comprovar com os meus olhos se, realmente, isto era verdade. E, meu Deus, que diferença! Isto é ainda mais evidente, para quem se começa a habituar a estes “novos” standards. Dificilmente querem voltar para outros.

Não se esqueçam de selecionar a opção 720p@60fps, ou 1080p@60fps. Apreciem a suavidade!

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s