A Nintendo celebra 125 anos!

Nintendo Kyoto

No dia 23 de Setembro de 1889, em Kyoto, Japão, foi fundada uma companhia que iria tornar-se muitos anos depois, numa das mais importantes a nível mundial.

É verdade! A Nintendo celebra hoje 125 anos!

Inicialmente uma companhia dedicada a um jogo de cartas japonês, só muito mais tarde é que se iria expandir para além do país do sol nascente. Foi graças à visão única de Yamauchi, que sabia que vinha uma revolução tecnológica. E ele quis estar na linha da frente.

Com a ajuda das pessoas certas, entre elas Gunpei Yokoy (que nos trouxe o mítico Game Boy), e Shigeru Myamoto (criador de Mario, Link, Donkey Kong, etc), conseguiu colocar os videojogos como estrelas mundiais. Muito devido ao sucesso estrondoso da primeira consola caseira da companhia, a NES.

A influência da Nintendo tornou-se tão grande que, para além de ter recuperado uma indústria moribunda, fez com que as suas personagens, especialmente Mario, fossem mais conhecidas que o próprio Mickey Mouse, de Walt Disney.

Mario

Como a maior parte dos jovens adultos que gostam de videojogos, cresci com a Nintendo. Desde a minha primeira experiência com Super Mario Bros., na saudosa NES, até ao mais recente e fascinante Super Mario 3D World, que muitas das minhas memórias mais queridas estão ligadas à companhia de Kyoto.

As tardes passadas com amigos, o fascínio inolvidável de entrar pela primeira vez no reino de Hyrule em Legend of Zelda: Ocarina of Time, a estupefação de experimentar a liberdade do primeiro verdadeiro jogo em 3D, o Super Mario 64. Tantas memórias boas.

Pode-se dizer que, atualmente, a companhia não goza de tanta popularidade. No entanto, a magia continua. O famoso selo de qualidade Nintendo mantém-se presente em cada jogo.

Algumas das consolas da Nintendo

As memórias confundem-se com pormenores nostálgicos nos jogos de agora; renovam-se com as mesmas personagens de há 29 anos atrás, em mundos totalmente novos, sem perder nenhuma nenhuma frescura.

Nintendo é uma companhia centenária, muitas vezes apelidada de infantil. Quem consegue ver para além do colorido dos seus jogos e da inocência das suas histórias, sabe que existe algo inerente aos seus jogos. Algo que fica na memória. Uma magia inexplicável. Quem a viveu e experienciou, provavelmente saberá do que falo.

Os meus sinceros parabéns, Nintendo. Que continues por mais 125 anos. Sem ti, os videojogos não seriam a mesma coisa. Definitivamente.

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s