True Detective

4EFVV3ZsIRFGxvHJXGyTQLzThQKTerminei esta série há bastante tempo, mas tenho vindo a adiar escrever alguma coisa sobre ela. Algumas vezes porque simplesmente não tenho vontade, outras porque não sei o que escrever.

De qualquer maneira, o tempo ia passando, e eu sem deixar por escrito as minhas impressões aqui no 35mm”.

Não pode ser!

Não acompanhei a série quando estreou, portanto fiz uma espécie de maratona, e assisti aos 8 episódios em poucos dias. Uma maratona deliciosa, devo dizer.

É que, True Detective é, sem rodeios, uma das melhores série que vi desde os últimos… desde sempre, melhor dizendo.O primeiro episódio agarra logo. Desde o espetacular genérico. Os diálogos são excelentes, o elenco excelente, a realização excelente, o ambiente excelente. Tudo do melhor, numa série bem negra e sinistra.

Temos, portanto, a investigação de um crime com contornos de ritual, por parte de dois detetives. A história, no início, é contada em diferentes linhas temporais. À medida que vamos avançando , vamos eventualmente ficando com apenas uma linha temporal, o presente. É uma investigação que dura 17 anos e que altera profundamente a vida dos envolvidos.

Na verdade, o crime não é nada fora do normal. Nada de espetacular ou coisa que o valha. Mas está tão bem contado e interpretado, sobretudo interpretado, que é impossível não ficar agarrado ao que vai acontecendo. E, para alem do crime, temos as vidas dos dois detetives que são esmiuçadas de forma bem interessante.

Matthew McConaughey e Woody Harrelson são fascinantes nas suas atuações. McConaughey talvez seja o que mais se destaca, uma vez que dá vida a uma personagem mais bizarra e excêntrica. Estes dois atores são um espetáculo por si só, que dão imensa credibilidade ao que se vai passando. Sem eles, provavelmente teríamos um produto não tão bom.

A temporada é pequena (8 episódios de 55 minutos cada), mas tem o ritmo certo. A ação não abunda, mas é estupenda com momentos mais intensos quando são necessários (destaco um long take no final do quarto episódio, que é das melhores coisas que já vi em televisão).

O silêncio, esse fala por si. Os momentos mais introspetivos das personagens, que nos deixam a pensar. Aqueles mais sombrios e tenebrosos, que revoltam e perturbam.

Uma viagem emocional, mostrada de forma excecional através de uma realização soberba e de atuações de enorme qualidade.

Enfim, uma produção de altíssima qualidade em todos os aspetos. True Detetective é uma série imperdível. Altamente recomendada.

imdb trailer

3 opiniões sobre “True Detective

Comentar