Aqui há tempos, surgiu um rumor que Yu Suzuki, a mente responsável pelo maravilhoso Shenmue, estaria a considerar recorrer ao crowdfunding, para financiar a conclusão da saga. A verdade, é que o rumor esmoreceu e nunca mais se ouvir falar mais nada.
Se era verdade ou mentira, provavelmente não ficaremos a saber.
Shenmue foi um jogo incrivelmente ambicioso, lançado em finais de 1999 para a saudosa Dreamcast. Foi um projeto megalómano, com um orçamento milionário, que surgiu numa altura em que a SEGA estava em delírio criativo.
Apesar de ter marcado uma geração e ter elevado a fasquia para os jogos das consolas caseiras, Shenmue não vendeu o suficiente. Para piorar, a SEGA, na altura, acumulou imensos prejuízos. Por pouco que não desaparecia.
Shemnue ficou incompleto.
No entanto, como era (e é) um jogo tão especial, ainda hoje existem muitos fãs dedicados que vão ajudando a manter viva a memória do jogo. Quem sabe a SEGA um dia reconheça que, se calhar, vale a pena continuar a aventura de Ryu.
Um desses fãs é NoconKid, que decidiu fazer um upgrade ao jogo original. Pegou nas texturas e deu-lhe um tratamento mais moderno, ou seja, em alta definição.
E esse tratamento de grande qualidade, continua a comprovar o quão ambicioso era o jogo para a época. E o quão lindo fica em alta definição.
Fico a pensar porque raio a SEGA ainda não avançou com um remake em condições e, quem sabe, dar uma conclusão digna a um dos melhores jogos de sempre.
Nostalgia! Nostalgia por todo o lado. Ainda me lembro perfeitamente daquela cutscene inicial. Como se fosse ontem. O início de uma aventura memorável. Oxalá, ainda a possa acabar um dia.
Comentar