Obrigado, Cardozo!

benfica-campec3a3o-momentos-5

Depois de tantos anos como um dos mal amados do Benfica, Cardozo sai, rumo ao Trabzonspor, clube da Turquia.

O que é que é preciso para que se seja reconhecido pelo adepto comum do futebol? Ser rápido? Ser bom a driblar? Ser o rosto de campanhas de marketing? Ser o quê?

Faço a pergunta, pois não consigo entender a razão pela qual, seguramente mais de 70% dos benfiquistas, não gostam (gostavam) de Cardozo.

Inacreditável como ouvia regularmente, em conversas de café, falar-se mal deste jogador. Quando falhava um golo, então era o descalabro.

“E se fosse o Rodrigo ou o Lima estava lá dentro!”; “É demasiado lento!”; “Mas vale alguma coisa, este Cardozo!”;

E eu ficava atónito.

O Cardozo, de facto, é lento. Mas sempre o foi. Desde que chegou ao Benfica na distante época de 2007/2008. Obviamente que, à medida que ia envelhecendo, mais lento ia ficando.

No entanto, Cardozo foi contratado para marcar golos. E isso cumpriu categoricamente. Não é por acaso, que se tornou no melhor goleador estrangeiro de SEMPRE da história do clube.

Foram muitos golos. Golos para todos os gostos. Golos que salvaram jogos e que deram campeonatos (já se esqueceram dos golos que deram o primeiro título de Jorge Jesus?).

Cardozo 2

Cardozo

Foram, mais precisamente, 198 golos em 336 jogos!

A mim pouca me interessa se, um avançado, é lento e desajeitado. O que importa e me interessa, é que veja a bola dentro da baliza. E Cardozo fez isso centenas de vezes!

É pena que o veja a sair do Benfica. Apesar desta última época ter estado um pouco aquém, e mesmo assim, ter carregado o Benfica às costas no início da época com os seus golos, Cardozo é Cardozo.

A qualquer momento, ele podia tirar um coelho da cartola e resolver um jogo. Sem grandes malabarismos e fintas, mas num remate canhão ou num livre sem hipóteses.

Já nem me quero alongar na parte emocional, das provas dadas como tendo ficado adepto do Benfica. Para isso, basta recordar o comportamento dele no funeral de Eusébio.

Irei sentir saudades de festejar os golos de Cardozo, mas espero que seja feliz nesta sua nova aposta e que leve boas memórias desta sua passagem pelo Benfica.

Tenho pena que não tenha tido direito a um jogo de despedida, mas espero que um dia volte ao estádio da luz para que seja, mais uma vez entoado, o temível cântico:

“Tenham cuidado, ele é perigoso, ele é o Óscar Tacuara Cardozo”

Obrigado pelo teu serviço e pela alegrias que me deste, ao serviço do… nosso clube!

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

3 thoughts on “Obrigado, Cardozo!”

  1. Foi um grande jogador no Benfica!😀
    Concordo com tudo o que disseste… as pessoas “cagam” literalmente nestes jogadores quando jogam bem, quando marcam golos… apenas festejam, não dando importância a quem os marca. Quando falham golos (o que é normal), esses mesmos adeptos estão lá para criticar!

    Há outros exemplos… o Nuno Gomes, ouvi tanta vez (de Benfiquistas) falar mal dele… e dessas mesmas pessoas, ouvi: “Não jogas nada, Nuno! Que te metam no banco!”

    Entre outros, como o Postiga, que também quando marca golos na selecção, engolem (festejam)… e, quando não marca, é uma “nódoa”.

    Enfim.

    Vamos continuar a ouvir falar do Cardozo.🙂

    Gostar

    1. O Nuno Gomes foi outro, sem dúvida nenhuma…

      Às vezes nem sei se é burrice, memória seletiva ou apenas embirração por parte das pessoas. De qualquer maneira, aqueles que realmente vêm os jogos com “olhos de ver”, sabem que o Cardozo é um excelente ponta de lança!

      Liked by 1 person

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s