Acer Liquid Z3 1

A evolução dos telemóveis, nestes últimos anos, tem sido incrível. Aliás, agora quase já nem se usa telemóvel, mas sim smartphone. A massificação destes equipamentos de bolso tem levado a que fiquem disponíveis aparelhos cada vez melhores, e mais acessíveis aos bolsos de toda a gente.

Não é difícil, se se procurar bem, encontrar dispositivos que já satisfazem grande parte das pessoas, sem ser necessário desembolsar centenas de euros.

Claro que os topos de gama são sempre sinónimo do que melhor se faz (quer dizer, ás vezes os preços são demasiado inflacionados), mas para quem acha que é um absurdo pagar tanto por um smartphone, já tem muito por onde escolher.

Neste espírito, decidi procurar por um aparelho barato, razoavelmente moderno, onde eu pudesse navegar pela Internet ou jogar algum jogo quando me sentisse mais aborrecido; onde pudesse enviar um tweet, ou consultar o meu e-mail e, quando estivesse virado para o exercício físico, pudesse contar com a ajuda de um GPS.

O que me interessa é ter algo decente.

Depois de alguma investigação, acabei por encontrar o Acer Liquid Z3, um dispositivo muito barato, mas com algumas características que chegam a surpreender.

Um smartphone barato, mas bem jeitoso

Acer Liquid Z3 2

O Acer Liquid Z3 é o novo dispositivo de entrada de gama da Acer que, pelo que tenho visto, encontra-se á venda entre os noventa e picos e os cento e picos euros. O meu, comprei-o por 92 euros, na Expansys.

Ah, é pouco dinheiro. Deve ser um equipamento muito fraquinho.

Até que não.

A construção do Acer Liquid Z3 é bem sólida. Não é igual á construção de um topo de gama, mas não dá a sensação de ser um smartphone barato e sem qualidade.

Vem com o Android 4.2.2 Jelly Bean, quase sem modificações nenhumas (o que é óptimo), que funciona sobre um processador dual-core a 1 GHz e 512 MB de RAM. A maioria dos dispositivos da mesma categoria, trazem um processador single core a 800 mhz.

Com a ajuda do project butter que começou no Android Jelly Bean, este Acer roda o sistema de maneira fluída e sem grandes arrastamentos. No geral, a experiência é muito satisfatória, e o uso que lhe tenho dado, chega e sobra.

Agora, claro que existem alguns pormenores menos positivos. Quer dizer não são bem menos positivos, uma vez que (e ás vezes esquece-se disto), estamos a falar de um dispositivo de menos de 100 euros.

O ecrã e a câmara lembram o preço que pagaram

Acer Liquid Z3 3

O ecrã é pequeno, de 3,5 polegadas. Não é que me faça muita confusão, uma vez que não sou grande fã de ecrãs enormes. Acho que 3,5 ou 4 polegadas chegam bem. Mas sei que a grande tendência são ecrãs de 4,5 para cima.

A resolução também é baixa (320X480), e nota-se, especialmente para quem estiver habituado a outro tipo de dispositivos. É verdade que ao fim de algum tempo ficamos habituados, mas sim, a definição não é das melhores.

A câmara também não é muito boa. O sensor é de 3 MP, sem flash e sem auto-focus. Lá está, não se podia pedir muito mais.

Desenrasca e em ambiente com bastante luz natural, os resultados não são muito maus. Serve bem para tirarmos uma foto mais casual e coloca-la nas redes sociais. Em ambiente com pouca luz ou de noite, podem desistir da ideia de tirar uma fotografia. A câmara simplesmente não serve.

A gravação vídeo surpreendeu-me pela positiva. A resolução é bem satisfatória (864X480) e o microfone tem qualidade bem razoável. Ainda assim, nada do outro mundo.

Adequado á maioria dos utilizadores casuais

Acer Liuid Z3 4

Este Z3 vem em duas versões e em duas cores. Uma versão de apenas um cartão SIM e outra de dois e em preto ou em branco. O que tenho é o de dois cartões, e funciona bastante bem.

Depois podem contar com 4 GB de armazenamento (metade ocupado de fábrica), todas as funcionalidades modernas do Android Jelly Bean, bateria de 1500 mAh (dia e meio, dois dias de uso moderado, com GPS e WI-FI ativo), sensor de proximidade e de brilho automático, etc. As especificações aqui.

Em suma, o Acer Liquid Z3 é um bom equipamento para o preço pedido. Por menos de 100 euros, penso que melhor não poderiam pedir. E a questão central é mesma essa! Por menos de 100 euros, não arranjam melhor.

3 thoughts on “Acer Liquid Z3, smartphone barato mas bem capaz

  1. A sair de iPhone 3GS (o meu actual), só seria capaz de mudar para iPhone (mas falta-me coragem para voltar a dar acima de 600€ por um)… ou por algum da Samsung, talvez o SIII Mini… fora isso, não sei não. 🙂
    Esse tem algumas vantagens interessantes: dual SIM e o preço. 😛

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s