elementary OS, nem tudo é perfeito

Hoje de manhã o Gestor de Atualizações do meu elementary OS Luna surgiu com a informação que tinha 70 (!) atualizações para fazer. Achei um pouco estranho. Nunca tinha tido tantas para fazer e tinha o sistema instalado desde a versão beta. Ainda para mais, era um update um pouco pesado. Cerca de 80 MB.

Reparei que a maior parte do peso era devido á atualização das drivers Nvidia. Tinha também algumas fornecidas pelo Ubuntu e o resto pelo elementanry (quase todos os programas e componentes iriam ser atualizados).

Fiquei surpreendido, mas fiz a atualização. Quando reiniciei, BAM! Nada de ecrã de Login. Apenas o belo do terminal. A pintura tinha sido borrada. Estava tudo a correr tão bem, que não esperava este tipo de problema.

Tentei remover as drivers da Nvidia e instalá-las novamente, mas não resolvia nada. Então, depois de pesquisar um pouco, decidi fazer um purge (remover tudo associado á Nvidia), para ver se as drivers open-source davam conta do recado.

E deram! Mas a performance era miserável. Pronto, não era miserável, mas em comparação com a performance que tinha com as drivers da Nvidia notava perfeitamente um arrasto e lag, já para não falar nas ventoinhas que começavam a soprar como loucas bem mais cedo que o habitual.

Fui então ás Definições de Sistema e instalei as drivers adicionais. E agora está tudo a funcionar normalmente. Mas notei algumas diferenças. Uma delas bem estranha.

A imagem de Boot mudou. O logótipo do elementary desapareceu e agora só aparece elementary com uns pontinhos por baixo. Não sei o que se passou, mas também não me afeta muito. Vai ficar assim.

A outra diferença, a mais estranha, é que nas Definições de Sistema, no menu “Sobre”, agora aparece-me Ubuntu!! Não me parece muito normal, mas enfim, vou esperar algum tempo por alguma atualização a ver se isto fica resolvido.

elementary OS, Ubuntu

Isto é um bocado chato. Para mim, que tenho algum conhecimento, pois já utilizo Ubuntu há cerca de 6 anos, torna-se mais ou menos fácil de resolver. Mas para quem não percebe da coisa, facilmente ficará desencorajado com este bugs.

Não sei se só me aconteceu a mim, ou se foi no geral (penso que no geral não deve ter sido, uma vez que ainda não vi pedidos de ajuda no site oficial ou nas redes sociais), mas é algo que não pode acontecer. Ou, no mínimo, acontecer cada vez menos.

De qualquer forma, o meu elementary está de volta á sua glória e, apesar deste erro grave (entre outros bugs, nomeadamente no Música que é a aplicação mais instável), tem sido uma experiência muito boa. Estou satisfeito e não penso abandonar esta distribuição tão cedo.

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s