Letterboxd, a rede social para os cinéfilos

Para quem gosta de manter um “diário” digital dos filmes que vai vendo, classificá-los e até fazer umas criticas, não se pode queixar da variedade de sites disponíveis nas interwebs, para esse efeito.

O IMDB continua a ser o “Google” das bases de dados cinematográficas, e será, provavelmente, o primeiro site de pesquisa, quando queremos ver a classificação de um determinado filme.

Como tremendamente popular que é, o IMDB, normalmente reflete bem o “real” valor de um filme, através das classificações. Claro que as elas são sempre subjetivas, mas como são tantos a votar, a coisa normalmente equilibra-se e ,quando vemos um filme em que a pontuação média da malta é 4/10, mais vale passar á frente e escolher outro.

Isto tudo para dizer, que, apesar de ainda dominar, o IMDB teve recentemente (vá, não muito recentemente, uma vez que tive preguiça de escrever acerca do serviço), um novo “adversário”, que faz, basicamente, as mesmas coisas, adicionando outras, e com um visual muito bem conseguido.

Captura de ecra de 2013-05-22 19:24:25

O Letteboxd é uma espécie de rede social para cinéfilos. Nele podemos fazer o que fazemos no IMDB (classificar, escrever críticas, consultar informações, criar listas, etc), mas também criar um diário com os filmes que vamos vendo, seguir ou adicionar novos amigos (para depois ficar a par do que eles vão vendo e comparar classificações).

É tudo mais social (se o quisermos) e organizado. Enfim, o Letteboxd é aquilo que o The Movie Database deveria ser. Como curiosidade, este site utiliza a API do The Movie Database.

Tenho utilizado o site para manter um diário dos filmes que vou vendo, e tenho gostado bastante.

Quem quiser pode adicionar-me. Eu farei o mesmo.

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

2 thoughts on “Letterboxd, a rede social para os cinéfilos”

  1. Nunca percebi o porque do TMDB não ser algo mais social e intuitivo ( se calhar pelas centenas de sites e apps que usam o api chega para o “income”. O mais engraçado é que o criador juntou-se um project que é um fail autentico – fanhatan ). Com demasiado tempo nas mãos posso dizer que testei todas as webapps/sites possíveis de cinema, e sem duvida ke o Letterboxd é o melhor ( lado a lado com o criticker, mas o criticker cansa a vista de tao feio ke é em todos os sentidos. ) . entrei no LB ainda em alpha, mudou muito mas continua com o mesmo problema – depende do Tmdb demasiado ( nem nos deixa fazer alterações ). “john dies at the end” é um belo exemplo disso ( o filme é de 2012 e não de 2013. ) . cometi o erro de apagar a minha conta visto que o trakt.tv na altura dava mais jeito e eu estava a ajudar no site ( http://trakt.tv/user/pdr ) … agora criei uma conta e tenho que adicionar 2980 filmes a mão:/

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s