Show must go on?

O 35mm não foi o meu primeiro blogue e, quando o criei, pensava que não seria o último. Quando olho para trás, e sou blogger há 9 anos, parece que tudo, mas também nada mudou!

O meu primeiro blogue nasceu numa altura em que redes sociais eram coisa de ficção-científica, e a malta (geeks e pessoal com tempo livre a mais, é certo) comentava muito mais que agora. Se é certo que nunca foi minha intenção criar um blogue para ganhar algum status digital, também não tenho problema em admitir que gosto bastante quando alguém comenta, ou deixa algum tipo de feedback.

Não é a primeira vez que o digo aqui.

De qualquer maneira, e para quem visita este blogue, deve ter reparado que ele tem estado parado. Aliás, até tem estado inacessível nestes últimos dias.

Não sei. Sinto que me tenho afastado um pouco da minha essência de blogger. A verdade é que quando releio textos antigos meus, reparo que a minha escrita tem fugido muito para algo mais formal.

O 35mm é um blogue pessoal. Criei-o para falar sem restrições, ás vezes javardar acerca, maioritariamente do cinema, mas no geral de diversos assuntos. Mas ás vezes, parece que me contenho, e não consigo opinar de forma mais pessoal com quem eventualmente por aqui passar.

E isso criou em mim uma espécie de prisão. Tudo o que escrevo tem que seguir um padrão e nada de palavrões ou opiniões mais extremistas, ou merda para aqui e merda para acolá. Não sei se me faço entender.

Será, com certeza, esquisito para vocês perceberem isto, mas quando começo a sentir obrigação de escrever uma crítica aqui e essa crítica é demasiado pensada e até inspirada noutras, é porque algo está terrivelmente errado.

Deveria vir aqui escrever por gosto e não por obrigação. Afinal eu sou blogger e gosto demasiado de ser blogger, para passar por isso.

Fuck You, redes sociais!

Por isso tenho andado a pensar… Deverei encerrar o blogue? Criar outro? Mudar a forma de escrever? Estrelar um ovo?

Encerrar parece-me algo difícil de acontecer, mas uma mudança muito provável. Talvez escreva textos mais curtos, mas de forma mais solta. Talvez mude o formato das minhas críticas. Talvez deva tornar o 35mm mais minimalista… Menos poluído. Se calhar corto relações com as redes sociais, para me concentrar mais neste espaço. Talvez, talvez, talvez…

Não sei. São muitos talvez.

Vamos ver…

Respostas de 6 a “Show must go on?”

  1. Na minha opinião o ‘show deve continuar’, apenas manda à MERDA, bem alto, todo o tipo de rigor na escrita e crítica e dedica-te ao que te faz escrever. Dedica-te somente àquilo que te entusiasma e que te dá vontade de escrever. Afinal de contas não recebes pelo share do blog.. “Minimalismo men, minimalismo!”

    Gostar

  2. Subscrevo inteiramente o texto pois enfrento a mesma coisa.
    Penso que os sentimentos que claramente despontam deste texto, são os mesmos em que uma boa maioria de bloggers já se encontra a lidar. Os blogs como já foram em tempos, já não podem voltar a ser. Esta realidade está mais fragmentada por tanta envolvência de redes sociais diversas e isso mudou a nossa percepção. Mudou tudo.
    São tempos confusos e depois na nossa vida real também enfrentamos a gravidade do actual estado da nação que nos retira imenso do entusiasmo.
    Está tudo diferente. Eu cada vez mais aceito que não podemos fazer as coisas tal como as fazíamos antes porque já não resultará igual.
    Mudou tudo. Vivemos outra era com outro ritmo e diferentes desafios. Temos de nos adaptar e saber jogar com este novo mundo.
    Estar a remar contra a maré acabará por se tornar desgastante…
    Sem desistir, é ter noção das ferramentas da actualidade e tentar se adaptar.

    Gostar

  3. Tenho tido as mesmas dúvidas. Há algum tempo atrás, ponderei encerrar de vez o blog porque raramente o atualizava e também achava a escrita mais formal. Mas acabei por mantê-lo, para partilhar uma coisa ou outra de vez em quando.

    Sinto saudades do tempo em que era mais fácil publicar posts, sem ter que ponderar tanto a escrita ao ponto de parecer perder alguma substância.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s