STEAM chega ao Ubuntu e ao Linux!

Parabéns á VALVE por estar a apostar forte no Linux!

O Ubuntu afigura-se como cada vez mais uma alternativa de luxo aos sistemas operativos comerciais, ahem, leia-se alternativa ao Windows e Mac OS. É grátis, seguro, estável e capaz de atender ás necessidades da maioria dos utilizadores.

Quem procura um sistema para navegar pela Internet, ouvir música, ver uns filmes e escrever uns documentos ficará satisfeito e, quem sabe, surpreendido com as potencialidades do Ubuntu.

Apesar de ser um grande fã e de utilizar este sistema desde 2007 – primeiro em dual-boot com o Windows, mas agora como único sistema – sei que são precisos melhoramentos para que consiga atrair mais utilizadores.

Um dos melhoramentos, que a mim não faz muita diferença, mas que a muitos outros faz e de que maneira, é a disponibilização de jogos. Não é que não existam jogos para Ubuntu. Existem, e são muitos, no entanto aqueles jogos AAA de grandes empresas nunca, ou raramente, são lançados para Linux e consequentemente para o Ubuntu.

Mas e isto é um grande ”mas“, a coisa parece estar a mudar. A STEAM já está disponível para instalação no Ubuntu! A sua instalação está disponível á distância de um clique, pois basta ir ao Centro de Software Ubuntu e fazer o download.

Aqui está o STEAM a correr no Ubuntu

A empresa por detrás, a Valve, vinha avisando que iria começar a apostar forte no Linux. Ao que parece não estava a brincar, pois o serviço já se encontra disponível com alguns dos mais famosos jogos – finalmente podemos jogar Counter-Strike nativamente! – e a coisa ainda vai no início.

Apenas o fato de este gigante dos videojogos começar a apostar no Linux, já tem começado a trazer outros melhoramentos para o mundo do pinguim, nomeadamente no que diz respeito ás drivers para as placas gráficas.

Para quem não sabe, a performance das placas gráficas tinha diferenças entre os vários sistemas. Como o Ubuntu tem uma quota de mercado insignificante, a Nvidia ou a ATI não otimizavam as suas drivers da mesma maneira como o faziam para o Windows ou para o sistema da Apple. Ao que parece, isso parece ser coisa do passado, pois já foram libertadas drivers que aumentam, e de forma notória, a performance das placas gráficas.

O efeito, espera-se, seja igual ao de uma bola de neve. Com a chegada da STEAM, começarão a chegar mais e melhores jogos a quem utiliza Ubuntu.

Resta a quem desfruta deste sistema, que compre jogos e que mostre apoio á VALVE e ás editoras. Só assim, é que a coisa anda para a frente e quem sabe, daqui a uns tempos, veremos lançamentos de jogos AAA em simultâneo para Windows, Linux e Mac Os.

Seria fantástico!

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s