Ubuntu para telemóveis

A Canonical, empresa que tem ajudado a massificar o Linux com o ”seu“ Ubuntu, apresentou ontem a sua nova proposta para sistemas operativos móveis.

O novo ano começa assim em grande para quem é adepto do sistema e do open-source em geral. Este novo sistema promete ser bem mais livre que o IOS da Apple, do Android da Google e do WP da Microsoft, mais intuitivo, mais limpo e menos complexo.

Para quem acompanha as novidades relacionadas com o Ubuntu, sabia que este anúncio iria ser feito mais tarde ou mais cedo. Mark já tinha dito que até ao lançamento da versão 14.04 do sistema operativo para os desktops, a Unity iria chegar a todo o lado: aos portáteis, desktops, tablets e telemóveis.

E a verdade é que a interface Unity, alvo de inúmeras críticas, tem vindo a trilhar o seu próprio caminho e começa a revelar-se como uma aposta de futuro. A forma como ela se adapta aos vários tipos de ecrã e as novas tecnologias que vão sendo adicionadas (nomeadamente o HUD e as Web Apps), têm mostrado que estamos perante uma alternativa viável aos grandes do mercado.

Gostei bastante da interface deste Ubuntu para telemóveis e da forma como se trabalha com ela. O ecrã de boas-vindas parece estar muito bom e a forma como se troca entre as aplicações, ou como se chega ás definições através de um toque, parece tornar tudo bem intuitivo e rápido.

Apesar de ter provocado grande alarido, este sistema só estará disponível lá mais para o final do ano. Será um caminho sinuoso, uma vez que já estão no mercado várias opções, mas a espera poderá revelar-se proveitosa.

Eu quando vi a apresentação, fiquei com vontade de comprar um equipamento com este sistema.

Boa sorte Canonical!

3 thoughts on “Ubuntu para telemóveis apresentado

  1. Ainda não vi o vídeo da apresentação… mas pelas imagens que tenho visto e sabendo que se trata de Linux, acredito que poderá ser a “morte” do Android. 🙂
    Estou a pensar seriamente (quando deixar de usar iOS) em ir para algum da concorrência (Android)… mas agora, com isto do Ubuntu, não sei não… mas é esperar para ver.

    Gostar

    1. Não sei se poderá ser a morte do Android, mas pelos vídeos (e já estão no Youtube vários), este Ubuntu para telemóveis apresenta-se como um sério candidato! A interface, fluidez e interatividade está bastante boa!

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s