Se calhar poucos apostariam que, quando estreou em 1999, American Pie se tornaria num filme de culto de uma geração. A verdade é que teve imenso sucesso, que se manteve (mais ou menos) nas 2 sequelas seguintes.

As «aventuras» de um grupo de finalistas, que só queriam perder a virgindade antes de entrarem na faculdade (com todas as características inerentes a essa faixa etária, pois claro), era como se fosse um reflexo de muitos e muitos finalistas que passavam pela mesma questão existencial.

A partir de American Wedding, foi sempre a descer, com alguns filmes a sair diretamente para DVD que utilizavam o nome American Pie apenas para sacar dinheiro.

Aliás,o elenco do original já nem participava nesses filmes (tirando Eugene Levy, o pai do Jim). Só se utilizavam primos do Stifler e eram mencionados pormenores da trilogia original.

Mas, e se o elenco original regressasse? Não seria uma ótima ideia, ir busca-los a todos?

Claro que sim!

Aposto que os que viram o primeiro filme quando estreou, adorariam reencontrar o louco Stifler, ou saber se o Jim se estava a «safar». Eu queria! Só a perspetiva de reencontrá-los a todos, novamente juntos, dava-me vontade de esboçar um sorriso.

O pior é que criam-se as expectativas, imaginam-se hipotéticos cenários e depois apanham-se desilusões. E este American Reunion foi uma desilusão. Não uma grande desilusão, mas ainda assim, uma desilusão.

A história, como o nome sugere, gira á volta de um reencontro entre aqueles jovens finalistas do secundário.

Como aqueles que já foram a este tipo de «reencontro» sabem, a maioria daqueles jovens sonhadores, tornaram-se em adultos bem menos interessantes, cheios de responsabilidade e que levam uma vida de rotina bem aborrecida. Só que claro, nem todos o admitem.

Depois veem-se paixões antigas, amizades que se perderam e a nostalgia começa a bater forte.

Nostalgia.

Esta é a palavra que resume na perfeição este filme.

Sim, pois American Reunion é um filme para quem viu os originais, especialmente na época de estreia. Quem viu agora American Pie, ou há pouco tempo, não vai entender porque razão quem o fez, sorri quando vê Stifler pela primeira vez, ou quando o grupo está pela primeira vez novamente reunido!

A comédia aqui não é muita. Existe sim, e alguns momentos são muito divertidos, mas o que move o filme é a nostalgia de ver aquela “seita” toda junta mais uma vez. É como eles fizessem parte do nosso tempo de escola e as memórias daquela altura começam a surgir em força.

American Reunion vale muito por isso. Mas em outros aspetos falha. A parte da comédia podia ser melhor, algumas personagens foram introduzidas á força e, no final, fica a sensação que podia ser tão melhor.

Mas sim, foi bom reencontrar velhos companheiros!

No entanto, não levem altas expetativas, nem pensem que vão assistir a uma comédia hilariante. American Reunion vale pela forma como consegue trazer memórias de momentos que pareciam estar esquecidos.

CITANDO:

What do you say, until next time? Until next time!

imdb trailer

7/10

One thought on “American Reunion (2012)

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s