E pronto, o Euro 2012 acabou para Portugal como começou: com uma bola ao poste.

Apesar de na última década ter tido prestações extraordinárias nos grandes torneios internacionais, Portugal ainda é visto como um outsider no meio de candidatos crónicos ao título.

Este Europeu não foi exceção e assim sendo, a seleção era vista de lado e poucos apostavam que conseguisse sair do grupo da morte vivo. No entanto, e apesar de não ter começado muito bem, Portugal demonstrou que era possível sonhar.

Esta seleção, na minha opinião, não tem a qualidade de outras, mas Paulo Bento fez um grande trabalho. Não tanto taticamente, mas a nível psicológico. Notou-se uma enorme vontade de ganhar e uma confiança dos jogadores nas suas capacidades que parecia ter sido perdida quando Queiroz treinava.

Sou suspeito em dizer isto, mas para mim Portugal praticou o melhor futebol deste Europeu. Os que eram apontados como grandes favoritos á vitória (Alemanha e Espanha), não foram nada superiores a nós.

No primeiro jogo, contra a Alemanha, praticamente só jogamos os últimos 20 minutos (acordamos tarde), e foi um sufoco constante; contra a Espanha conseguimos anular o seu jogo irritante de posse de bola e no fim faltou-nos aquela pontinha de sorte.

Não chegámos á final e as vitórias morais não ficam para a história, mas o reconhecimento que os jogadores e Paulo Bento têm tido são totalmente merecidos. Quem dá tudo dentro de campo, a mais não é obrigado!

Agora que acabou a euforia de um povo, resta regressar ao país da austeridade e do desemprego. Se os políticos lutassem tanto pelo povo português, como os jogadores da seleção fizeram, com certeza que seriam aplaudidos muitas vezes.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s