Beneath a Steel Sky (PC)

Aqui há uns dias atrás decidi experimentar alguns jogos disponíveis através do Centro de Software Ubuntu. A escolha é muita e diversificada (602 jogos para ser mais exato), mas naquele momento eu queria experimentar um RPG.

Como não sou muito esquisito, todo o jogo o que me pareça interessante á primeira vista ganha logo a possibilidade de ser experimentado. Portanto, jogos com 1 mês ou 10 anos, gráficos topo de gama ou deliciosamente pixelizados têm as mesmas hipóteses.

O que me chamou logo á atenção foi Beneath a Steel Sky (BSS).

Enquanto fazia o download do jogo, informei-me um pouquinho mais acerca dele e fiquei a saber que BSS é um jogo de 1994 criado pela Revolution Software e lançado para DOS e Amiga.

Em 2003 é novamente lançado, mas, desta vez, em freeware e o pessoal responsável pela ScummVM decidiu dar suporte ao jogo.

BSS é uma aventura point-and-click, com uma forte componente de ficção-científica, salpicado com um humor discreto, mas extremamente eficaz, e com grande direção artística.

A aventura passa-se num futuro sombrio em que as pessoas vivem em gigantescas cidades que se estendem por quilómetros no ar. Daí o facto do título do jogo ser Beneath a Steel Sky (debaixo de um céu de aço).

A cidade retratada no jogo é a Union City. Um local de contrastes, onde Robert Foster um dia chega.

Robert Foster viveu a maior parte da sua vida fora da Union City, mais concretamente numa zona chamada de «o Fosso» e a maneira como regressa á cidade é tudo menos normal. Foster decide então descobrir a razão do seu regresso e, á medida que o vai fazendo, apercebe-se que o seu passado é muito misterioso…

A história do jogo é interessante e vai ficando cada vez melhor á medida que nos vamos aproximando do fim. É brilhantemente ilustrada por Dave Gibbons (participou em, por exemplo, Watchmen e Green Lantern) e conta com diálogos sonoros por parte do elenco.

Graficamente, para quem só apreciar belos mundos em 3D ou em alta definição, bem pode passar á frente. Para aqueles que, como eu, acham que os sprites e os pixels podem ser uma forma de arte, ficarão satisfeitos com o trabalho da Revolution Software. Os cenários são bons e as animações muito engraçadas e realistas (tendo em conta a idade do jogo).

O facto do jogo contar com «vozes» torna tudo mais imersivo. No geral, está tudo bom (esperem muito sotaque britânico), mas existem algumas falhas. Para quem tiver dificuldades em perceber o sotaque, pode ativar as legendas no menu principal.

Os puzzles no geral são intuitivos, mas para aqueles jogadores da geração Playstation, preparem-se para, ás vezes, andarem perdidos, pois o jogo não nos dá nenhuma ajuda e temos que descobrir o que fazer a seguir por nós próprios.

A jogabilidade é muito old-school. Basta apontar com o rato para onde queremos ir e clicar no lado esquerdo. Para interagir com o cenário e com os objetos que vamos recolhendo clicamos no lado direito. O menu é chamado após irmos com o rato até ao topo do ecrã.

BSS é um ótimo jogo! Contudo receio que a maioria dos jogadores de hoje não lhe reconheça grandes méritos.

2 thoughts on “Beneath a Steel Sky (PC)

  1. Um grande clássico duma casa que na altura estava a sofrer uma explosão (no bom sentido) de qualidade e popularidade, primeiro com Lure of the Temptress e mais tarde com a famosa série Broken Sword (o primeiro jogo, Shadow of the Templars é brilhante, o resto foi decaindo de qualidade). Infelizmente a Revolution Software acabou por decair e hoje tem um papel irrelevante.

    O Beneath a Steel Sky é uma excelente aventura e um clássico que conseguiu ganhar o seu espaço numa altura em que a Lucas Arts e a Sierra dominavam por completo o mercado. Pessoalmente acho que o seu ponto mais forte é o brilhante estilo visual, em tudo o resto é competente mas nunca chega ao patamar das ilustrações do Dave Gibbons (por outras palavras, se não fosse o trabalho do Dave ninguem se ia lembrar do jogo hoje em dia). Acabou por ser ofuscado pelo sucesso do Broken Sword, dois anos mais tarde.

    Já agora o jogo (bem como o Lure of the Temptress) também está disponível à borla para o PC no GOG.com.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s