O quarto filme do franchise traz de volta o agente secreto Ethan Hunt (Tom Cruise), que desta feita irá correr contra o tempo, numa tentativa de limpar o seu nome e o da agência que representa, após ficarem associados a um atentado ao Kremlin.

Ao mesmo tempo, terá que impedir que um fundamentalista inicie uma guerra nuclear.

Cada filme desta saga é, digamos assim, um reflexo do seu realizador. Sendo assim, Brian De Palma deu-nos um primeiro filme cheio de classe, John Woo um segundo repleto de adrenalina e ação, J.J.Abrams um terceiro mais equilibrado e pensado e, agora, surge a vez de Brad Bird.

Brad Bird que trocou as animações – Ratatouilhe ou a tocante história entre uma criança e um robô alienígena em The Iron Giant – pelas grandes produções, pegou em diversas características dos filmes anteriores e fez um filme que nem é demasiadamente “explosivo”, nem demasiadamente pausado.

Quero com isto dizer que Mission: Impossible – Ghost Protocol, é um filme equilibrado, dotado de sequências espetaculares de ação, mas que não se torna demasiado oco ou barulhento, nem cheio de personagens vazias.

Apesar de tudo, acho que sofre de um problema gravíssimo. O vilão, propriamente dito, não me inspirou grande medo, e sofre de algum “distanciamento”.

Até acho que a personagem Sabine Moreau, sem ser a grande vilã da história, conseguiu a proeza de me cativar mais.

De qualquer maneira, Tom Cruise continua com imenso carisma no grande ecrã.  E desta vez conta com a ajuda de Jeremy Renner, Paula Patton e o sempre engraçado Simon Pegg.

Não é um excelente filme, até porque a história está mais que batida (apesar de tudo, continua a funcionar e aqui está bem equilibrada, com pitadas muito boas de humor discreto), mas serve como bom entretenimento.

É um blockbuster interessante. Um bom filme de ação e um dos melhores do franchise. Para quem quiser descontrair, não perderá nada em dar uma vista de olhos.

Destaque final para Tom Cruise e Brad Bird que juntos criaram algumas das sequências mais vertiginosas,(literalmente) que me lembro.

Brandt: The rope isn’t long enough!
Ethan Hunt: No shit!

imdb trailer

7/10

[themoviedb] [themoviedb] [imdb]

6 thoughts on “Mission: Impossible – Ghost Protocol (2011)

  1. Concordo com a tua review. também partilho da mesma opinião que a Sabine Moreau é a personagem mais enigmática e cativante do filme, que até acho que foi desbaratada (podiam-na ter deixado em aberto para voltar a aparecer noutra aventura). Achei um desperdício o actor de Lost ser logo despachado ao inicio. Devo também dizer que a Paula Patton sem ser uma personagem muito cativante conseguiu ser muito atraente (esteve mesmo muito vistosa com o vestido na festa).
    Tal como no “Knight & Day” o Tom Cruise continua uma vedeta por mérito do que bem dá aos filmes: carisma e presença. Que continue a fazer mais destes assim…

    Em geral é um bom filme da saga. Divertido, com muita energia e auto-sarcástico para com a mitologia da saga. Vale bem enquanto dura e garante um bom entretenimento. O ponto mais assinalável é que a saga produzida (e da responsabilidade) por Tom Cruise, consegue criar mais uma nova e diferente incursão pelo imaginário da “Missão: Impossível”… mas fica muito colado ao frenesim da terceira aventura pela lógica continuação a que se viu obrigado (isto é o que dá quando se trouxe um realizador de séries numa franchise de autor, agora este que veio da animação teve de lidar com muitas pontas soltas mas safou-se muito bem – até melhor que JJ.Abrams). Este é um castiço filme de acção, com felizes reminiscências do 1º da saga (tem muita coisa em comum) e um tom de fervor pela acção como havia no 2º (mas sem a estilização incompreendida – mas magnifica- do John Woo).
    Deve mesmo ser visto… 7/10

    Gostar

  2. Hei de averiguar muito em breve então! 🙂

    Por acaso tinha as minhas dúvidas uma vez que as sequelas naturalmente sofrem de deteriorização impulsiva e não tinha a certeza se isto seria interessante. Mas pelo que dizes vale a pena ver 😛

    Abraço

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s