Este filme cativou-me desde o início. Gostei bastante dos posters divulgados, do próprio título e do envolvimento de Guilhermo Del Toro ( Hellboy II: The Golden Army) e Guy Pearce (Memento) na sua conceção.

Agora que o vi, chego á conclusão que criei expectativas desnecessárias.

Don’t be afraid of the dark conta á história de uma família que se acaba de mudar para uma nova casa, aham, mansão assombrada por pequenas criaturas antigas. Não preciso dizer que essas criaturas não são muito amigáveis, pois não?

É o típico filme de terror do género “mansão assombrada”. Temos aquele que conhece os “segredos” obscuros, temos uma criança que é a vítima e que ninguém acredita nas suas palavras, temos criaturas a assombrar cada vez mais as pessoas que se acabaram de mudar, até terminar no momento em que todos querem ir embora mas já não conseguem.

Depois existe escuridão em doses industriais. Ah, e o típico cliché de que a luz fere as criaturas antigas (quer dizer supostamente deveria ferir, mas elas vagueiam livremente pela casa em alguns momentos com luzes acesas…).

Não é que eu me dê mal com clichés. E até nem é esse o grande problema deste filme. Na minha modesta opinião, para além da história fraca, o grande problema é, ou melhor, são os buracos no argumento.

Então um homem é cortado em todo o lado pelas criaturas e depois a polícia acredita que foi um acidente?! A sério? Não houve mais investigação?

A Sally, a criança que é atormentada, esmaga uma das criaturas e não diz ao seu pai: Olha papá burro e teimoso, não vês ali um dos bichos maus que fala perfeitamente inglês?

Sim, pois estas criaturas gozam á brava com a pobre Sally e, para além de falar o Inglês atual perfeitamente, ainda sabem como cortar a eletricidade da casa e utilizar o comando da garagem!

E que final é aquele? Então a mulher desaparece no poço sem fundo e não se chama ninguém? Polícia, bombeiros, Inem?

São demasiados pormenores que foram deixados de parte.

Tecnicamente está tudo muito interessante (um destaque para os créditos iniciais que gostei) e não é por aí que o filme falha. Nem pelo elenco que está razoável.

Apenas mais um.

Fiquei desiludido.

We have all the time in the world! All the time in the world.

imdb trailer

5/10

[themoviedb] [themoviedb]

One thought on “Don’t Be Afraid Of The Dark (2010)

  1. Estou agora a ver o filme pela primeira vez. O que me dicepciona de inicio sao as criaturas. Que me chegam a ser rartos enquanto nao.

    Muito bem agis e inteligentes.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s