Confesso que desconhecia por completo a mitologia do “Universo” Green Lantern, antes de assistir ao filme de Martin Campbell (Edge of Darkness). Não é que no final tenha adorado o filme, mas acabei por gostar deste(s) herói(s) da DC Comics.

Green Lantern conta a história de de um esquadrão intergaláctico que protege todo o Universo. Como arma, utilizam um anel capaz de materializar fisicamente qualquer pensamento do seu portador, limitados apenas pela sua força de vontade. Força de vontade que é representada pela cor verde.

Claro que o destaque aqui vai todo para um novo Green Lantern. Um humano. E será a primeira vez na história do esquadrão que um humano irá defender o Universo. E logo contra uma ameaça terrível, capaz de assustar até os destemidos guardiões.

É um filme jeitoso, que peca por ser demasiado curto para o que poderia mostrar. Além do mais, algumas sequências de ação (nomeadamente as batalhas), são muito pequenas e deixam quem está a ver, com a sensação que foram apressadas.

Também achei algum humor desnecessário. Se bem que este Green Lantern não é muito pretensioso e por vezes chega a ser demasiado leve e bem-disposto. Isto na minha opinião, não beneficiou o filme, pois a coisa não ficou muito equilibrada.

Ás páginas tantas, quando surgia o grande vilão do filme, a suposta tensão que a sua aparição deveria criar não funcionava. E fiquei com pena, pois apesar de tudo, gostei imenso do Parallax. E acho que se se tivesse dado um outro tipo de tratamento, teríamos tido um vilão assustador.

Reynolds, Sarsgaard e Strong cativaram-me nos ses papéis. Especialmente Strong e o seu Sinestro.

Os efeitos especiais, quase sempre excelentes, e a parte sonora do filme cumprem bastante bem.

Green Lantern é leve e divertido. Mas, na minha humilde opinião, poderia ter sido melhor…

Hal Jordan: In brightest day, in blackest night / no evil shall escape my sight / Let those who worship evil’s might / beware my power, Green Lantern’s light.

imdb trailer

6/10

5 thoughts on “Green Lantern (2011)

  1. Experimenta ver a versão extended das edições Blu-Ray… tem mais cerca de 15 min (salvo erro).
    Recomendo que agora descubras a animação “Green Lantern: Emerald Knights” [2011], que “acho muito interessante e funciona como pós-filme live-act. Ao mesmo tempo narrativamente conta histórias sobre os primeiros que usaram os aneis, recua várias vezes no tempo como se fosse uma prequela de muitos dos eventos vistos no filme. Funciona bem e passa a dar assim mais contexto a imensas das personagens, dando-lhes um mais acentuado valor, ao vermos as suas aventuras.
    É uma animação muito interessante e foi feita para complementar o filme!”

    (sim fui outra vez repescar as minhas notas dos cine-rascunhos do meu blog…)

    Gostar

  2. 6/10: Visto e gostado do filme! Ahhh… e também deste teu artigo de opinião.
    É um filme mais vocacionado ao comic-book-fã… e quem não o conhecer, o grande Lanterna Verde, pode não gostar nada disto, que é o oposto aos Batmans de Nolan ou um desafio enorme ao plausivel e realistico.
    Não é fácil adaptar um super-heroi hiper-fantasioso, que pertence a uma força intergalatica, composta por imensas espécies de seres de galáxias diferentes e perante um poder capaz de projectar o imaginável. Mas para mim Martin Campbell, conseguiu-o e com coragem, sendo “camp and action”… mas à custa de tanto querer colocar em 100min, trai a força da adaptação que fica enfraquecida, sem espaço para o mistério e descoberta sobre a personagem.
    Visualmente é interessante e com ideias. Fixe!

    Obs: e já vi o filme várias vezes. Há duas versões: a igual a cinema e a versão extended do Blu-ray. Curiosamente a versão extended faz menos sentido que a versão cinema (que é a que aconselho ver e a melhor – é mais sintetizada e isso faz funcionar ainda melhor).

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s