Planet of the Apes (2001)

«You’ll be sorry you were ever born human»

Ainda fiquei na dúvida se devia ver o remake/reboot do clássico de 1968. Tinha lido muito mal acerca dele, mas decidi arriscar. E pronto, vou ter que o dizer em voz alta:

«GODAMN YOU ALL TO HELL!»

A história tem paralelismos com o clássico, mas é, fundamentalmente, uma nova visão. A grande semelhança é que um astronauta aterra num planeta em que os humanos são dominados por chimpan…

aham! Peço desculpa.

Dominados por macacos. Mas, se no clássico, os humanos tinham regredido e até perdido a capacidade de falar, neste filme, estão intelectualmente – até nos hábitos idiotas, como por exemplo lançar piadas de teor sexual –  ao mesmo nível dos macacos. São dominados apenas e só, porque têm menos força física!

Deixando a história, que é fraquinha e bem aborrecida, de lado, devo dizer que tecnicamente o filme está muito bom. Boa maquilhagem, mas exagerada em alguns pontos (olá Ari que me confundes com esse teu cabelo), bons cenários e efeitos especiais.

A banda sonora também está agradável.

Para além do erro de casting de Mark Whalberg→, pois o homem não tem carisma para um papel supostamente de herói num filme que tenta ser épico, que raio de final foi aquele?

Alguém que me explique, por favor?

Ou foi feito propositadamente para se fazer uma sequela?

E nem me falem que serve como homenagem ao final do clássico de 1968, pois esse final teve coerência e impacto. Coisa que aqui não existiu.

Aliás, coerência foi o que mais faltou neste filme!

Um destaque final para o papel de Tim Roth→, que fez de vilão. Carregou o filme ás costas.

 Planet of the Apes de Tim Burton é uma espécie de blockbuster um bocado xungoso e bem aborrecido.

Aqui não existem questões existências, nem críticas politico-sociais (brilhantemente presentes no original de 1968). A importância vai toda para um confronto, supostamente épico, entre duas espécies. Digo supostamente, porque, para mim, esse objetivo falhou. Aliás, emocionalmente, foi a mesma coisa que assistir a alguém a estrelas ovos.

imdb trailer

5/10

4 Comments

  1. Sim, talvez seja isso mesmo. Talvez Leo tenha aterrado noutra Terra num Universo alternativo. É um bocado WTF á mesma (especialmente por vermos o macaco vestido á-lá Abraham Lincoln), mas parece-me ser a melhor explicação.

    Gostar

  2. epa, eu gostei bastante…. sobre o final, lembro-me quando saiu o filme que o Joao Lopes (na Premiere) dissertou sobre o final! existiram muitas teorias que explicavam…. para mim está relacionado com realidades paralelas… enquanto no original creio que era uma viagem mais temporal…

    Gostar

  3. Interessantes as tuas observações. Eu gostei mas OK… não te agradou.
    O final é mesmo WTF e para o explicar temos de embarcar em teorias… mas o que
    é certo é remete igualmente á viagem inicial que o astronauta tem logo ao inicio do filme. Realidade paralela com viagem temporal á mistura? Acho que é por aí…

    Gostar

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s