Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot disponível!

Está disponível desde o passado dia 13 de Outubro, a versão mais recente da distribuição Linux mais popular, o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot.

Esta versão continua a apostar no Unity, a interface bastante polémica criada pela Canonical, e que tem dividido os utilizadores deste sistema. A Unity foi polida e aprimorada, as aplicações sofreram atualizações e, no geral, este Ubuntu está melhor que o antecessor. A grande novidade é a atualização do Gnome para a versão 3.2.

Ambiente de trabalho do Ubuntu 11.10

O que há de novo no Unity?

Á primeira vista, o ambiente de trabalho, incrivelmente limpo, parece estar igual ao Ubuntu 11.04. No entanto, salta logo á vista uma diferença: o botão que inicia a Dash foi movido para a barra lateral.

A Dash está mais bonita, inteligente e funcional. A sua cor varia conforme o wallpaper que usamos, aliás, muda a cor da Dash e do Painel Superior, pois também fica transparente. As lentes estão localizadas no fundo e podemos filtrar os resultados em diversas categorias.

A Dash, na Lente da Música com os filtros ativos

A tecla de atalhp ALT+TAB sofreu uma remodelação visual, estando agora muito mais atraente.

As animações estão mais suaves e respondem melhor.

O Menu Global tem menos bugs, um fade in/out bonito e os botões de Fechar/Minimizar/Maximizar estão escondidos por defeito. Só ao passarmos o rato por cima do menu é que se mostram.

As Overlay Scrollbars, que são lindas, também sofreram correcções e otimizações. Estão, agora, bem melhores.

E as aplicações?

A grande novidade foi a atualização do Gnome para a versão 3.2. No entanto ocorreram algumas alterações no software que vem incluído por defeito neste Ubuntu.

O Centro de Programas Ubuntu foi remodelado e está muito mais apelativo. Para além disso, é possível sincronizar as aplicações instaladas através do Centro, entre diversos computadores.


Centro de Programas do Ubuntu

Foram removidas as seguintes aplicações: Gestor de Pacotes Synaptic, Pitivi-Editor de Vídeo, Limpeza do Sistema, Evolution Correio e Calendário e o GDM.

No lugar do Evolution temos agora o Thunderbird e do GDM o LightDM. Quanto a mim, foram decisões bem acertadas. O Thunderbird é bem mais rápido e bonito que o Evolution e o LightDM a mesma coisa.

Foi adicionada a aplicação de backup Déjà Dup que conta com uma boa integração com o serviço Ubuntu One.

Os temas Ambiance e Radiance sofreram ajustes e estão ainda mais bonitos e agradáveis.

Para descobrirem isto tudo e ainda outras alterações que não refiro neste texto, basta fazer o upgrade, ou então instalar de raiz. Saliento que para quem quiser experimentar primeiro, pode fazê-lo. O Ubuntu possibilita experimentar antes de instalar através do cd de instalação, de uma pen usb, ou ainda através do Wubi.

Esta nova versão está melhor que a sua antecessora. Na minha opinião, está mais ágil, mais bonita e mais inteligente. Quem não gostou da inclusão do Unity por defeito na versão anterior, também não vai gostar desta. Para os restantes, não hesitem e instalem sem medo.

Quem quiser, pode ainda instalar e experimentar o Gnome Shell sem grandes problemas. Com a migração por parte dos desenvolvedores deste Ubuntu para o Gnome 3, agora basta procurar pelo pacote no Centro de Programas e instalar. Depois é só escolher a opção Gnome no ecrã de Login.


Ambiente de Trabalho do Gnome Shell

Outros Artigos de interesse:

Respostas de 9 a “Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot disponível!”

  1. […] meses depois do lançamento do Oneiric Ocelot, eis que o Precise Pangolin (PP) está disponível para download e […]

    Gostar

  2. […] Para quem não sabe, o Ubuntu é lançado periodicamente de seis em seis meses, sendo que os primeiros dois algarismos representam o ano do lançamento e os dois últimos o mês. A versão atual é a 11.10. […]

    Gostar

  3. […] UBUNTU 11.10 ONEIRIC OCELOT DISPONÍVEL«Esta versão continua a apostar no Unity, a interface bastante polémica criada pela Canonical, e que tem dividido os utilizadores deste sistema. A Unity foi polida e aprimorada, as aplicações sofreram atualizações e, no geral, este Ubuntu está melhor que o antecessor. A grande novidade é a atualização do Gnome para a versão 3.2.» […]

    Gostar

  4. Tenho um bom computador: Dell Inspiron 15R com processador core i5, 4G de memória e senti que o ubuntu perdeu bastante desempenho. Não acho que a escolha do Unity, antes do seu amadurecimento, tenha sido uma decisão bem acertada, ainda apresenta bugs gritantes e pontos mal trabalhados como por exemplo:

    1 – Coloque o cursor na barra de pesquisa do Dash e tecle a seta do teclado para o lado direito. A barra de pesquisa vai quebrar.
    2 – Encaixe a janela na lateral, com a funcionalidade nova do ubuntu, tecle o atalho SUPER + E e tente mover a janela para outro Desktop. Vai ver que a Janela fica preza, se sair de la vai ser de uma forma estranha, meio bugada.
    3 – O scroll do Dash é tão fino que dificulta o manuseio. O Gnome 3 puro, está bem mais simples e funcional do que o Unity.

    Não sou bobo, não estou querendo desmerecer o trabalho da Canonical, apenas acho que não trouxe uma melhor experiência para o usuário e trouxe alguns problemas que não tínhamos.

    Também espero que o Unity melhore, mas por enquanto não sou um fã dele.

    Gostar

    1. Olá!

      Os bugs que referes não me afetam de maneira nenhuma… Mas concordo que ainda precisa de amadurecer, como é o caso do Gnome Shell.

      Obrigado pelo comentário.

      Gostar

  5. E o Compiz??? Voltou a funcionar neste Ubuntu? Obrigado!

    Gostar

    1. Não sei se percebo bem esta questão Ângelo. O compiz funciona bem neste Ubuntu, como funcionava no anterior.

      Gostar

  6. Olá Ricardo,

    Gostei da Review! Infelizmente ando sem tempo livre, por isso nem vou dizer muito mais a não ser que vou partilhar este seu artigo no twitter para ter mais visibilidade da comunidade Ubuntu que me segue! 😉

    Abraço

    Gostar

    1. Viva, Cláudio!

      Obrigado pela partilha. O efeito nota-se claramente no aumento exponencial de visitas que estou a ter hoje!

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s