“Plantem” uma árvore com Granola

Existem imensas maneira de ajudar a salvar o nosso belo planeta. Uma delas é tentar ser responsável no uso e consumo de energia.

Não deixar os aparelhos eletrónicos em stand-by (no mínimo durante a noite), ou substituir aquela lâmpada incandescente por uma fluorescente, são algumas maneiras simples, mas que ajudam a poupar energia e, consequentemente, a reduzir o impacto negativo que o consumo excessivo de energia tem no nosso planeta.

Instalar e utilizar o programa Granola é outra maneira de contribuir.

Granola é um pequeno software nada intrusivo que, após ter sido instalado, reduz os consumos do nosso portátil/desktop entre os 15 e os 35%. E faz essa redução, sem comprometer, ou seja, não torna o computador mais lento.
A interface do programa – e convém que vocês configurem para que o Granola utilize Euros como moeda. Coloquem também o preço do Kwh da luz para terem uma noção do que pouparam. – mostra quantos Kwh, Euros, CO2 e percentagem de energia do CPU já pouparam.

Para além disso, especifica também o que podem fazer com esses ganhos. Como podem constatar, já poupei energia suficiente para alimentar 2 fogões elétricos, um aquecedor e 3 frigoríficos durante uma hora.

Granola pode ser instalado em Windows ou Linux. Tenho-o a correr á 33 dias no Ubuntu, sem problema algum.

Ajudem a reduzir as emissões de CO2 com este programa. Segundo o site oficial, a comunidade já salvou 235 017 árvores! Contribuam para que esse valor aumente.

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

2 thoughts on ““Plantem” uma árvore com Granola”

  1. No reverso da medalha, quem utiliza Ubuntus mais atuais tende a ser mais gastador que quem utiliza o Windows, o que pode indicar não uma poupança em árvores mas o contrário. PorquÊ? Não sei bem, sinceramente, mas a verdade é que praticamente todos os computadores deste ano que vi com Ubuntu, estavam a enviar muito mais calor que com o windows, o que indica um gasto bem superior!

    Mesmo assim, é um grande programa que terei de fazer um artigo sobre!😉

    Abraço

    Gostar

    1. Acho que li pela Internet que isso é um problema do Kernel do Linux. MAs concordo contigo, os Ubuntus recentes são bem mais “consumistas” que os antigos. Bons tempos em que o meu pc estava a maior parte do tempo silencioso, sem recorrer ás ventoinhas.

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s