Segundo Albert Einstein, existe pelo menos uma coisa absoluta no Universo: a velocidade da luz no vácuo. E, até hoje, essa velocidade de quase 300 000 km/s, tem sido considerada como um limite intransponível.

No entanto, cientistas que trabalham no CERN, apresentaram dados que podem vir a “destruir” um dos pilares da ciência moderna. Afinal parece que existem partículas que fazem a luz comer pó! Essas partículas são os Neutrinos.

O Neutrino, segundo a nossa amiga Wikipédia, é uma partícula minúscula muito difícil de detetar, uma vez que interage muito pouco com a matéria. A maioria dos 50 triliões de Neutrinos que atravessam o nosso corpo a cada segundo, são proveniente do Sol. A sua descoberta teórica ocorreu em 1931, mas só em 1956 é que foi provada.

Os cientistas, nos tempos mais recentes, têm enviado os Neutrinos em “viagens” de 732 km, e para surpresa de todos, eles têm chegado ao destino 0,00000006 segundos mais cedo que o que seria, supostamente, possível.

Certamente que, no inicio, terão pensado tratar-se de alguma anomalia, mas a anomalia repetiu-se por 16 000 vezes! Obviamente que estão todos admirados, mas é um fato que com os testes que efetuaram, já chegaram a um nível estatístico muito relevante.

Segundo um dos envolvidos, o Dr Ereditato: nós não estamos a reclamar o achado, mas a pedir ajuda á comunidade científica, nomeadamente, numa explicação para resultados tão loucos como os obtidos.

Como é normal, existe muito ceticismo. Afinal de contas, o que está em causa é uma das leis mais fundamentais do Universo. Aguardemos por novos desenvolvimentos. Será que daqui a uns tempos, diremos á velocidade dos neutrinos, em vez de á velocidade da luz?

Referências: BBC, Bitaites, Meio Bit, Wikipédia

3 thoughts on “Á velocidades dos neutrinos?

  1. Creio que a existência de neutrinos mais velozes que a luz não prova nada, uma vez que Einstein jamais disse que nada superava a velocidade da luz , ele disse que a velocidade da luz é “Constante” em qualquer sistema de coordenadas inercial.

    Gostar

  2. Muita da teoria, por ser teoria e resultar da Consequência será destronada caso isto seja verdade. Claro que a diferença pode ser apenas de velocidades, mas caso a velocidade da luz não seja absoluta mas sim variável, muita teoria irá abaixo, nomeadamente as viagens no tempo (viagens para a frente claro, não me refiro a ficção científica!)

    PS: a velocidade da luz é igual no vácuo e não só! Pelo menos para já que isso ainda não foi efetivamente provado, temos de admitir que a velocidade da luz é 300 com vácuo ou sem ele 😀

    Abraço

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s