Blue Valentine é mais um ótimo filme que fala da complexidade do Amor, do seu início e, talvez, do seu fim. É, portanto, a história de Dean (Ryan Gosling), e de Cindy (Michelle Williams), enquanto casal, mas não só, pois veremos também momentos do passado de ambos.

Temos, por um lado, o momento inicial da paixão entre Dean e Michelle. Quem já se apaixonou, sabe como é e, apesar de sermos todos diferentes, a espontaneidade, a alegria, a descoberta de uma nova relação é sempre um admirável mundo novo.

Depois temos, e é o que ocupa a maior parte do tempo do filme, o momento final de um amor que parecia ter tudo para ter dado certo. Aqui temos desgaste, a rotina, as dúvidas e o afastamento de quem um dia só tinha certezas.

De quem é a culpa? Uma questão que muitas vezes não tem solução fácil. O amor não é uma ciência exata. É complexo, assim como quem o sente.

Derek Cianfrance conduz a história sem grandes artifícios e longe, bem longe dos filmes que embelezam e tornam as histórias de amor num mar de rosas. A verdade é que dá um tom muito realista, seja pelo contraste tons quentes/tons frios associados, respetivamente, ao passado e presente do casal, seja pela forma como filma certas situações.

Ryan Gosling e Michelle Williams têm aqui um trabalho fantástico. Williams talvez tenha um papel um bocadinho mais ingrato, pois apesar de não termos propriamente um “vilão” aqui, ou alguém a apontar o dedo, a forma como a história é contada leva a que as pessoas sintam mais empatia pela personagem de Gosling. E Gosling está genial na interpretação. Para mim, um dos atores mais menosprezados da atualidade.

Blue Valentine assemelha-se muito ligeiramente a The Notebook, na forma como é conduzido, nomeadamente pelo uso de flashbacks do passado. No entanto, difere bastante no realismo. É um filme extremamente honesto, que fala do amor como poucos filmes o fazem.

O final é bastante comovente e, apesar de no fundo sabermos que a relação não tem futuro, damos por nós a torcer que tudo corra bem e que Cindy e Dean voltem a ter a mesma chama que tinham quando se apaixonaram.

.imdb .trailer
8/10

9 thoughts on “Blue Valentine (2010)

  1. Apesar de antigo o post, acredito ainda ser de valia o comentário.
    Não sei se é de conhecimento de vocês o processo de preparação dos atores para os papéis, que conviveram um tempo juntos, antes das filmagens. Essa preparação faz o filme parecer ainda melhor.

    Gostar

  2. Achei melodramático demais (em profundidades filosóficas, diríamos que a vida real não é muito diferente). Como filme, tecnicamente falando, serve como exposição para as boas performances dos atores que formam o casal principal, notadamente o ator Ryan Gosling. No mais é depressivo como história e deixa como proposta reflexiva que o relacionamento conjugal homem/mulher é desesperançoso e sem solução a cada dia que passa. O título original significa “Triste namoro” e aí alguém com cacoete de “novela da Globo” coloca em português como “Namorados para sempre”

    Gostar

  3. Interessante a critica a este magnifico filme. Não o considero do mesmo campo que o The Notebook porque apesar de lidarem com o tema o Amor, partem com objectivos diferentes. Para mim, o Blue Valentine funciona como um tremendo ensao sobre, isso sim, o que pode fazer com que uma relação não dure e se aguente. O filme contribui com uma perspectiva invulgar onde até faz constantes paralelismos com o inicio e a recta final da relação. O que mais gostei foi a reflexão que faz sobre porque aconteceu o amor terminar.

    Gostar

    1. De fato a comparação, apesar de eu dizer “muito ligeiramente”, não tem muito cabimento. Foi o que me saiu quando escrevi o artigo…

      Obrigado por mais um excelente comentário Armindo! 🙂

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s