Insomnia (2002)

Will Dormer é um veterano polícia de Los Angeles que é enviado, com o seu companheiro Hap Eckhart, até uma pequena vila no Alasca, para investigarem o homicídio de uma jovem de 17 anos.

Na pequena vila,  onde todo o dia é dia, onde o sol brilha mesmo ás 3 horas da madrugada, a investigação começa a complicar-se para Will Dormer, após este alvejar o seu companheiro. Com o ministério público em cima dele, por ele ter tomado decisões menos “legais” no passado, Dormer não admite o seu erro e tenta colocar a culpa da morte do seu colega no homicida que persegue.

Mas o homicida assiste a tudo e começa a chantagear o polícia. Para complicar tudo ainda mais, Ellie Burr, uma polícia local, é destacada para investigar a morte do colega de Dormer. Apesar de ter Dormer como um ídolo, Ellie também é profissional e começa a desconfiar dele…

CHRISTOPHER NOLAN E AL PACINO NO MESMO FILME É DE SE VER
Insomnia é a segunda longa-metragem de Christopher Nolan, e surge 2 anos depois do excelente Memento. Para mim, não é tão bom como o Memento, mas é um óptimo filme. Aliás, só ainda não vi Following, o seu primeiro filme, mas até agora, este realizador, não me desiludiu!

É um thriller bem escrito e com excelentes interpretações. Daqueles thriller inteligentes que conta com polícias e mauzões desafiantes, mais ou menos na linha de S7ven, por exemplo.

O trio principal de atores é de grande qualidade, mas o destaque vai todo para a fabulosa interpretação de Al Pacino. A sua transformação ao longo do filme é nada menos que notável. Hilary Swank e Robin Williams, este último no papel de um bom vilão, estão, também, ao mais alto nível.

UM THRILLER MUITO ESTIMULANTE
Nolan conduz este trio de atores galardoados da melhor forma possível, da mesma forma que filma com grande categoria. A banda sonora, apesar de não se destacar, é bastante boa e alguns momentos ficam mais memoráveis com ela.

Não vi o original, uma vez que este filme é um remake de um filme norueguês com o mesmo nome, mas arrisco em dizer que será tão bom como, ou ainda melhor. E, como quase toda a gente sabe, os remakes costumam ser inferiores ao original.

Em suma, e para concluir este texto, resta-me assinalar que Insomnia é um ótimo filme. Um thriller psicológico que nos mantém colado ao ecrã, devido á boa história e ás excelentes interpretações de senhores atores. Recomendo vivamente a sua visualização.

Ver também The Dark Knight, Memento e Inception do mesmo realizador.

.trailer .imdb

8/10

4 opiniões sobre “Insomnia (2002)

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s