Senna (2010)

A certa altura do documentário uma fã emocionada com a morte de Senna diz:

O Povo Brasileiro precisa de comida, educação, saúde e de um pouco de alegria… E a alegria foi.

Uma frase que resume a importância que Senna tinha numa altura muito conturbada que o Brasil vivia.

Mas a frase não refletia apenas o que ia na alma dos Brasileiros. Um pouco por todo o mundo, a alegria de ver um dos melhores pilotos de sempre a correr, a fazer inúmeras habilidades (hoje inconcebíveis), tinha acabado.

Não iríamos mais ver, por exemplo, a rivalidade histórica entre ele e o Alain Prost, talvez a rivalidade mais emblemática da Fórmula 1.

Senna é O documentário que fala da carreira, mas também do homem. Mostra as suas ambições e a sua forma de estar na Fórmula 1. Mostra também muita da política envolvida na Fórmula 1, especialmente naquela altura, e dos alegados favorecimentos de Jean-Marie Balestre (então presidente da FIA) ao seu compatriota Alin Prost.

Contém alguns momentos decisivos, como os três campeonatos, a vitória espectacular em Suzuka após a colisão com Prost, ou a vitória inigualável no Brasil. Inigualável, porque o seu McLaren teve imensos problemas com a caixa das velocidades (sim, caixa de velocidades e não botões no volante): em primeiro lugar a 4º velocidade deixou de funcionar e Senna tinha de passar de 3º diretamente para a 5º; depois, precisou segurar a alavanca para manter as velocidades engrenadas e, para terminar, a 7 voltas do fim da corrida, ficou apenas com a 6º velocidade!

Parece impossível, mas Senna acabou o Grande Prémio e venceu-o! A emoção e cansaço era tal que ele no fim desmaiou com espasmos no corpo. Fica na memória o sofrimento que ele teve em levantar a taça, devido ás fortes dores que sentia nos braços.

Apesar de muito completo, faltaram alguns momentos verdadeiramente fenomenais, como quando Senna partiu da 4º posição no Grande Prémio da Europa, caindo para o 5º logo de seguida, sendo que no final da 1º volta já estava na liderança, num circuito conhecido por ser dos mais difíceis para ultrapassar! Insatisfeito com uma 1º volta épica, Senna ainda conseguiu dar uma volta de avanço a todos os adversários, menos a Damon Hill. Isto num ano em que o carro de Senna era claramente inferior ao carro dos adversários mais diretos.

Outro momento que fica na história foi quando Senna parou o seu carro para auxiliar um colega, Eric Comas. Ele presenciou o acidente, saltou fora do McLaren e correu para ajudar Comas.

Ou ainda quando Nigel Mansell dá boleia a Senna, ou quando Mansell e Senna mantêm-se lado a a lado numa recta quase se tocando, numa imagem inesquecível para quem teve o privilégio de assistir.

Podem ler aqui 10 momentos que fizeram de Senna um mito.

Com depoimentos de pessoas que conviveram de perto com o piloto, entre os quais Ron Dennis, Alain Prost, John Bisignano que tece alguns dos comentários mais emocionantes acerca de Senna, e a sua família, o documentário desvenda o homem por detrás do mito, recorrendo também a imagens de arquivo inéditas. Por alturas do final, tanto para quem acompanhou ou não acompanhou o piloto, mas especialmente para quem acompanhou, a emoção será muita.

Asif Kapadia realizou um excelente produto. Uma bela homenagem ao Senna. Um documentário extraordinário.

Tinha 10 anos quando vi um dos meus ídolos morrerem. Tinha 10 anos quando acabou, praticamente, a fórmula 1 para mim.

All those people in Brasil… For all his fans around the world… He will always be young… Ayrton Senna will always be fast! He will never be old. He will always be…the champion of Brasil and of the world. … in some poetic injust way, it was almost fitting that he died in a race car.

.imdb .trailer

9/10

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

1 thought on “Senna (2010)”

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s