Quintessence – The Blighted Venom (RPG Maker XP)

Quintessence – The Blighted Venom é o terceiro jogo desenvolvido em RPG Maker que vou recomendar. Os outros dois foram Eternal Eden e Grave Spirit.

É programado no RPG Maker mais avançado que a Enterbrain lançou até a data e um dos jogos mais cuidados que experimentei. Ao contrário da maioria dos jogos vão saindo Quintessence não tem o seu foco nas batalha ou no desenvolvimento das personagens com os típicos pontos de experiência que se ganham após as vitórias nos combates. Até porque as batalhas são o ponto mais fraco do projecto.

Sim, isso também está lá, mas o relevo vai todo para a história. Estamos perante uma espécie de história interactiva, polvilhada com alguns puzzles bem interessantes. O que reina são as dezenas de cutscenes, com muitos diálogos. Também exploramos os mapas do jogo, que são bons, mas 70% do tempo passamo-lo a seguir a história.

Ora bem, isso poderia tornar-se cansativo se a história fosse fraca. O que não é o caso! Quintessence é bastante interessante de seguir. Tem personagens carismáticas, tem mistério, mas acima de tudo tem muito coração. Este jogo, é um daqueles que, sendo amador, não fica nada a dever a projectos de estúdio com muitas pessoas a trabalhar por trás. 

O foco principal da história vai para um artefacto místico com poderes extraordinários que altera a vida de Reivier e Lunair as duas principais personagens.  No entanto, existem mais algumas histórias paralelas á trama principal com muito interesse.

Fosse eu dono de uma editora de videojogos e nem hesitaria em pagar por uma conversão para uma consola com mais poder. Seria épico!

A banda-sonora, criada especialmente para o jogo,  é outra das coisas que marca a diferença. Apesar de ter faixas em MIDI, a maioria está em OGG. A qualidade é indiscutível!

Quem gostar de boas histórias, deve experimentar Quintessence. O download está disponível aqui.

Ainda não está completo, pois faltam, salvo erro, 3 capítulos para o fim da história. Os 106 MB que o jogo pesa, contém os onze primeiros capítulos, que proporcionam 11-13 horas de diversão.

Fica um vídeo com a abertura do jogo, onde podem ver um pouco do “tratamento” que este projecto tem.

2 thoughts on “Quintessence – The Blighted Venom (RPG Maker XP)

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s