Within Temptation,uma retrospectiva

Este nome já não será muito desconhecido entre a generalidade das pessoas. Mas, para quem não conhece, Within Temptation é o nome de uma banda holandesa de Rock/Metal Sinfónico, formada em 1996 pelo guitarrista Robert Westerholt e pela vocalista Sharon Den Adel.

O álbum mais recente é The Unforgiving, que foi lançado no dia 25 de Março.

ENTER (1997)


Enter foi o primeiro álbum de estúdio lançado pelos holandeses em 1997. É um álbum muito diferente do estilo actual dos Within. Bastante pesado, conta com guturais de Robert – único álbum em que canta – e de George Oosthoek, ex-membro dos Orphanage.

O contraste entre os guturais e a belíssima voz da Sharon, nunca mais foram explorados da mesma forma. Pode-se dizer que Enter foi um álbum único na carreira da banda, um estilo que não mais foi repetido.

Ainda assim, foi percursor num estilo característico que não desapareceu, principalmente no uso da orquestra e da voz hipnotizante da vocalista.

Faixas favoritas: Restless, Enter, Candles, Deep Within

 

MOTHER EARTH (2000)

Conquistando algum sucesso na cena underground, os WT lançaram, 3 anos depois, Mother Earth. O álbum iniciou uma particularidade que se mantém até hoje: a mudança de estilo relativamente ao álbum anterior.

Aqui, tirou-se todo o ambiente pesado e melancólico de Enter, os guturais desapareceram para darem lugar a ritmos bem mais calmos, com claras influências celtas. Foi com Mother Earth que a banda começou a ganhar reconhecimento, especialmente após o segundo single, Ice Queen (que ainda hoje costuma encerrar os seus concertos).

É tido por muitos como o melhor álbum da banda.

Faixas favoritas: Mother Earth, Ice Queen, The Promise, Never-Ending Story, Deceiver of Fools.

THE SILENT FORCE (2004)

Em 2004 os holandeses lançam o sucessor do muito aclamado Mother Earth. The Silent Force inicia um processo de “comercialização” do seu som, tornando-o mais acessivel ao público em geral.

Muitos terão conhecido os WT a partir daqui, mais especificamente a partir dos singles MemoriesAngels. Contudo, as orquestrações e as influências do metal marcam presença, sem esquecer a inconfundível voz da Sharon.

Apesar de ter músicas bem interessantes, este álbum será, por ventura o mais fraco.

Faixas favoritas: Pale, Aquarius, Somewhere

 

THE HEART OF EVERYTHING (2007)

Por esta altura, os WT dividiam imenso muitos dos seus fãs. Haviam aqueles que temiam que, após o TSF, eles fossem enveredar por um caminho muito comercial. The Heart Of Everything não foi por aí, mas também não foi um regresso ás origens.

É um álbum extremamente equilibrado. Mais apurado e moderno, sem no entanto deixar de ter aquele estilo bem característico da banda. Um álbum Rock bem esgalhado.

Por esta altura, os holandeses já tinham granjeado muito sucesso e davam concertos por todo o mundo. Um desses concertos, foi o fantástico Black Symphony.

Faixas favoritas: Our Solemn Hour, The Heart of Everything, Hand of Sorrow, The Truth Beneath The Rose, Forgiven

 

Foi uma pequeníssima retrospectiva da carreira de uma das minhas bandas favoritas, que serve como introdução ao artigo que irei escrever a seguir.

Nele falarei do novo álbum, The Unforgiving, que marca uma (mais uma) viragem na sonoridade da banda liderada pela Sharon Den Adel e pelo Robert Westerholt.

7 Comments

  1. Realmente essa banda me conquistou. Rock/Metal Sinfônico, é uma arte. Conhecer, ouvir, é uma conquista para nós que curtimos uma boa música.

    Gostar

  2. Nem preciso dizer que Within Temptation começou com um album que so hoje ganhou um nome de Lenda, exatamente por ser unico em toda carreira, mas eles nao deixam de fazer sucesso a cada album. São profissionais e acima de tudo as musicas tocam o interior mais profundamente de forma que misture encanto e trevas ao mesmo tempo… Sou fã desde meus 12 anos de idade, nasci no ano que eles começaram mas nao vem ao caso rs! Mas so tenho a dizer o quanto essa banda é surpreendente! Pura Arte!

    Gostar

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s