Gliese 581G

O planeta Terra possui algumas características que o tornam especial. Até agora é o único planeta, conhecido, que consegue ter a capacidade de suster vida, e um dos factos mais importantes para que isso aconteça, é por encontrar-se na zona habitável do nosso sistema solar. Marte é o outro planeta que está nessa zona, e apesar de não existirem provas que actualmente possui vida, existem diversas evidências que tal facto deveria ser realidade há uns bons anos atrás.

Entre outros pormenores, a zona habitável, é o espaço que dá a possibilidade a um planeta de ter água em estado líquido. Como se sabe, a água, é um componente essencial á existência da vida, pelos menos com o conhecimento actual.

Gliese 581D é um planeta que foi recentemente descoberto ( Abril de 2007 ), e que , segundo várias observações, se encontra no limite da zona mágica. É o planeta que se encontra mais próximo da Terra com tais características.Mas existe um outro com melhores perspectivas.

O planeta 581G, descoberto em Setembro do ano passado, está melhor cotado ( por se encontrar no meio, e não no limite da zona habitável ),  para albergar seres-humanos num futuro. Futuro esse, que começa a ser encarado como uma possibilidade bem real.

Estes dois planetas fazem parte de um sistema de, pelo menos, seis planetas. Os planetas orbitam a estrela anã vermelha Gliese, que se encontra na constelação Libra.

Apesar de ser uma descoberta entusiasmante, Gliese 581G fica a 20,5 anos luz de nós. Para se ter uma ideia da distância, vamos utilizar como método de comparação, a velocidade do instrumento mais rápido criado pelo homem.

A Voyager 1 atravessa o cosmos a uma velocidade de 17km/s, ou seja, 61 200 km/h. A esta velocidade, a Voyager atravessaria a Terra de um lado ao outro uma vez e meia por hora. Portanto, quanto tempo levaria uma nave espacial que viajasse a esta velocidade, a chegar a Gliese 581G?

A resposta revela a verdadeira escala do cosmos. Mesmo que inventássemos amanhã um foguetão espacial, capaz de circular á incrível velocidade  de 17 km/s, a jornada até Gliese demoraria mais de 350 000 anos!

Para muitos, o futuro da humanidade, passa por ter que sair da Terra e expandir-se pelo Universo. Mas para que isso aconteça, serão necessárias novas tecnologias.

Um futuro longínquo? Talvez. Um futuro impossível? Não.

9 Comments

  1. a Infelizmente tens razão, pois nós provavelmente nunca chegaremos a esse planeta. Mas é bom saber que existe uma outra “terra” muito parecida com a nossa, que provavelmente tem vida.

    Gostar

  2. E se essa nave tivese aceleração continua?Ja fiz alguns projetos na minha cabeça(de caixa da agua)de uma nave com aceleração continua com a tecnologia que temos agora envolveria ernegia eolica teria duas elices nos lados e quanto mais rapido a elises giransem mais ernegia geraria e quanto mais ernegia gerar mais rapido andaria e quanto mais rapido andaria mais rapido a eleses girariam e issi nunca acabaria assim chegariamos la mais rapido o que acham?

    Gostar

    1. Muito boa sua idéia, só que o problema é que para a elise girar teríamos que gastar combustão e a porcentagem de combustão gasta seria muito maior se comparada a que o mesmo geraria para queimar novamente, o que torna essa lógica impossível. E sem contar também que não haveria espaço para tal armazenamento infinito a qual você inventou.

      Gostar

  3. so queria saber, as naves que foran lançadas no espaço tem motor ionico certo. ce lançar um objeto no espaço com certa força ele mantera velocidade constante para sempre se nada interferir no seu percurso. pergunta. no espaço uma nave com motor de propulção ‘x’ ligado constantemente, a tendencia e aumentar sua velocidade cada vez mais ou mantera sua velocidade inicial? por favor responda. bruno_foz_100@hotmail.com

    Gostar

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s