Buried (2010)

What about me? Don't you care about me?

Ser enterrado vivo é um dos maiores pesadelos de toda a gente. Estar fechado num espaço pequeno, onde ninguém nos ouve a gritar, deve ser uma sensação arrepiante. E é isto que acontece a Paul Conroy, um motorista que se encontrava a trabalhar no Iraque. Subitamente e sem perceber porquê, Paul acorda num caixão debaixo de terra.

A premissa de Buried é tão interessante quão arriscada. Ainda para mais quando o realizador Rodrigo Cortés filma unica e exclusivamente o caixão onde Paul se encontra, isto é, só temos um actor e um cenário durante pouco menos de 90 minutos! Obviamente que em certas alturas o filme se torna algo monótono, mas quando essa monotonia está prestes a atingir o ponto em que vamos soltar um bocejo, surge algo de interessante para a história.

Não é fácil manter um bom nível de interesse num filme com estas particularidades, mas Buried, de certa forma, consegue-o. Ryan Reynolds, apesar de trabalhar num espaço muito limitado, consegue uma interpretação muito boa, o que ajuda (e muito) a sentir-mos uma empatia pela personagem e temer pelo futuro dela.

Para além de criticar o governo americano na sua envolvência no Iraque, critica também todas as burocracias e o facto de quase ninguém realmente se preocupar com a vida de alguém que apenas fazia o seu trabalho para sustento da família. Aliás, existe uma cena que mostra a estupidez das companhias quando querem sacudir “a água do capote”.

É um drama filmado com bastante intensidade e com muito realismo. O desespero de Paul e toda a tensão vai aumentando á medida que vamos chegando ao fim do filme. E o final é das coisas mais arrepiantes e emocionantes que já assisti!

imdb trailer

7/10

1 Comentário

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s