The Last Airbender (2010)

The Last Airbender era um filme que aguardava com bastante expectativa. O 7º filme de Shyamalan, um dos realizadores que mais gosto, vinha após o filme que menos tinha apreciado da sua carreira: The Happening.

A expectativa não foi superada, uma vez que o filme não é equiparável aos melhores trabalhos do realizador. Mas ainda assim, e discordo da maioria da crítica e do público, não acho The Last Airbender um filme terrível, nem mau. Quanto muito, fraco.

A história é a seguinte: O mundo, dividido em grandes nações equivalentes aos elementos (Ar, Água, Terra e Fogo) há cem anos atrás viviam em harmonia e paz. Entre os habitantes das nações, alguns nasciam com capacidades invulgares. Eram Chamados os Benders, e conseguiam manipular um dos quatro elementos.

O Avatar era a única pessoa capaz de dominar os 4 elementos e aquele que, com a ajuda dos espíritos, ia mantendo a harmonia entre os povos. Mas, há cem anos atrás, o Avatar desapareceu e a Nação do Fogo, oportunista e com sede de poder, declarou guerra…

Em primeiro lugar, devo referir que não vi a série da Nickelodeon em que o filme é baseado. Isto é uma opinião, sem ter visto o material de origem, por isso não sei se podia ter sido melhor adaptado, como já li algures. O que sei, é que depois de ver o filme, tive vontade de ver essa série, pois pareceu-me ser uma história bastante interessante, com boas personagens.

É verdade que o filme por vezes parece ser demasiado curto e que certas cenas poderiam ser trabalhadas com mais cuidado.  Mas, pessoalmente, fiquei agradado com o que vi. As coreografias são visualmente agradáveis, os efeitos especiais espectaculares e os actores razoáveis.

Vou começar a ver a série, e se calhar vou mudar de opinião, mas sem a ver, não concordo com tanto negativismo que o filme teve na recepção. É um filme razoável, que peca por não ter tido mais ambição e cenas mais pensadas e cuidadas. Não todas, mas algumas.

O Último Airbender de M. Night Shyamalan

trailer imdb

6/10

Respostas de 10 a “The Last Airbender (2010)”

  1. […] Apesar de ter tido uns percalços pelo caminho, nomeadamente com After Earth, The Happening e The Last Airbender, sempre mantive a minha confiança no […]

    Gostar

  2. […] Os últimos trabalhos dele, nomeadamente After Earth (aborrecido, que mais parecia ser um frete) The Last Airbender (fraco, mas não horrível) e The Happening (fraco e aborrecido), estavam longe da qualidade […]

    Gostar

  3. Eu sou da mesma opinião que tu. Aliás, parece que andaste a passear pelo meu cérebro a tirar notas! Em relação à nota final talvez desse mais um valor… mas isso é o menos!
    No geral eu gostei do filme e o que gostei mais para além dos efeitos especiais foram as coreografias! Gostei do actor que deu cara ao Avatar. Acho que esteve bem!
    O que menos gostei foi de algumas passagens que achei demasiado rápidas!

    Gostar

  4. Ainda não vi, mas vou dar uma vista de olhos depois de ter lido a tua review.
    Quem sabe eu mesmo possa mandar cá para fora uma analise a este filme.

    Gostar

    1. Viva!

      Espero pela tua opinião. É sempre bom lermos diversas análises aos filmes, especialmente se os pontos de vista forem diferentes.

      Gostar

  5. Eu já o vi e também gostei.
    Deve-se também referir que o filme tem de piscar o olho ao publico infantil… e nisso cumpre na perfeição. E a série que dá no Nickelodeon é mesmo muito infantilizada (e cheia de momentos tontos). Em comparação o filme, perante o material de origem, até é muito sério… e a recriação dos dois animais do Avatar é muito fidedigna.
    Eu gostei do filme e até repeti a dose (teve de ser depois disso ainda mais vezes repetido pois o meu pequenito adorou as “coreografias”…)

    Gostar

    1. Sim, sem dúvida. O filme não é terrível… é fraco. Eu via a série, durante as férias, e devo de confessar que o filme me desiludiu um pouco pelo facto de estar, de certa forma, incompleto; pelo menos poderia ter tido uma focagem mais aprofundada em certas partes. É claro, que se seguirão mais filmes, pois esta parte só era referente ao primeiro livro: a água.
      Veremos o que se segue…

      Gostar

      1. Sim, esperemos pela continuação (se vier a acontecer, uma vez que o filme não teve muito sucesso).

        Gostar

    2. Comecei a ver o 1º episódio da série e concordo quando dizes que é infantil. Na verdade não gostei muito. Ficarei só pelo filme…

      Gostar

      1. É… eu também não apreciei muito a série animada. Acho que Shyamalan e este seu filme, deve ser a analisado também pelo género e pelo target de onde surge. Não me espantaria se isto se tornasse numa saga e evoluisse. Até se poderia tornar gradualmente mais negra e mais séria também… tem imenso potencial.

        Não entendo porque razão se diz tão mal do filme se ele cumpre na perfeição os objectivos que tinha. E até a cinematografia está no ponto (bons planos, efeitos visuais de encher mesmo o olho… o argumento é que é simples mas tinha de ser!) E pode se dizer que conseguiu, apesar de em menor escala global (devido ao negativismo) colocar no cinema mais uma saga de fantasia com crianças/jovens.

        Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s