Ubuntu 10.10 disponível

Ubuntu 10.10

Saiu no passado dia 10 a mais recente versão da distribuição de Linux mais utilizada. O Ubuntu 10.10, para além de trazer melhorias a nível de estabilidade e compatibilidade, conta com alterações subtis, mas que tornam o sistema operativo ainda mais bonito, rápido, seguro e estável. Passo a enunciar algumas novidades.

O Centro de Software Ubuntu sofreu melhorias e remodelações a nível visual.

  • Histórico
  • Aplicações pagas
  • Novas aplicações e as mais populares ficam em destaque
  • Descrição e informações detalhadas das aplicações que queremos instalar

Painel de som

O painel de som sofreu uma pequena revolução, e agora inclui, para além do clássico slider de volume, informação da música que esteja a ser reproduzida no nosso reprodutor de eleição. Belíssimo!

O serviço de armazenamento na cloud do Ubuntu também sofreu diversas melhorias, principalmente a nível de estabilidade e de integração com o Nautilus.

Os temas Ambiance e Radiance, introduzidos pela primeira vez no Ubuntu 10.04, foram revistos e sofreram uma pequena actualização. Contam com gradientes mais suaves, um Metacity novo, novas cores e novos ícones. Foi feito, também, um novo wallpaper. A artwork deste novo Ubuntu está ainda melhor e bastante interessante.

FontesForam criadas novas fontes que assentam que nem uma luva ao sistema operativo. Pessoalmente, gosto bastante das fontes e acho que não ficam nada atrás das Segoe UI (Windows 7), Lucida Grande (Mac OS Leopard) e Droid Sans (Chrome OS).

Saiu o F-Spot e entrou o Shotwell como novo gerenciador de fotografias.

O instalador levou uma lavagem e agora está visualmente espectacular. Para além disso, é dada a possibilidade de instalarmos logo de início os codecs necessários á reprodução de mp3.

Vem de raiz com o melhor software open source disponível, é rápido, seguro e fiável. O Ubuntu ( e falo por experiência própria) é uma excelente alternativa ao Windows ou ao Leopard. Apesar de sofrer ainda de alguns estigmas e preconceitos, caminha para se tornar numa distribuição global a passos largos. Recomendo a instalação vivamente.

PS: em breve um artigo com algumas dicas minhas para quem acaba de instalar o Ubuntu.

9 thoughts on “Ubuntu 10.10 disponível

  1. Uma coisa é certa… será sempre mais fácil de se adaptar ao look and feel do Ubuntu, quem já for utilizador de Mac OS X, que é a eterna base de inspiração do que se vê aqui nos Ubuntus…

    Gostar

    1. Sim, muitos desktops Ubuntu, têm como inspiração o MAC OS X. Eu, por exemplo, gosto bastante de ter um painel superior e uma dock em baixo.

      A malta da Apple sempre foi óptima em design e, por isso, não é de estranhar (e com as possibilidades imensas de personalização presentes no Linux), que muitos imitem o Look do Mac.

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s