Sintel é uma curta metragem de animação por computador produzida pelo Blender Institute que faz parte da Blender Foundation. Para quem não sabe, a Blender Foundation é uma organização independependente sem fins lucrativos, responsável pelo desenvolvimento do Blender. O Blender é software livre de código aberto que serve para modelagem 3D. Este curta é o quarto projecto do Blender Institute, e mais um passo em frente na promoção do software livre.
A fita, cujo época é de fantasia, com dragões e magia, conta a história de uma jovem, Sintel, que se torna amiga de um pequeno dragão. A amizade, certo dia é interrompida, pois o seu pequeno amigo é levado por um outro da mesma espécie, mas desta feita já adulto. A heroína, triste e sozinha, parte em busca do amigo.
São 15 minutos agradáveis, que contam com uma animação fantástica, que por vezes chega a se soberba. Estamos a falar de uma pequena produção que esteve um ano em desenvolvimentos, fruto de donativos da comunidade e de alguns patrocinadores. Não existem budgets milionários, nem equipas grandes a trabalhar em conjunto. Contudo, este Sintel, é uma amostra grandiosa do poder do software livre. E não foi só utilizado o Blender, pois os envolvidos também utilizaram Gimp, Inkscape, Python, OpenEXR e Desktops com Linux 64bits.
Só por algumas vezes se nota um certo “amadorismo” nas animações e um ou outro momento parece mais rudimentar. Mas o resto está bastante bom. A música é muito, muito interessante e a história, apesar de simples (o objectivo era demonstrar a capacidade do programa Blender no modelismo 3D), não destoa do produto final.
Sou um entusiasta do open-source em geral e é com enorme agrado que vejo mais um óptimo produto vindo desta comunidade. Para quem tiver um bom LCD/LED sugiro o download em MP4 Surround 5.1 com uma incrível resolução de 2048×872!
7/10
Comentar