The Expendables (2010)

De Sylvester Stallone, com Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Mickey Rourke, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Steve Austin

The Expendables, ou em português Os Mercenários, é um filme de acção igual a tantos outros, mas ao mesmo tempo diferente. O argumento não é nada de especial, existem diversas explosões, centenas de balas são disparadas e as one liners são debitadas umas atrás das outras. E os clichés? Existem e são muitos!

No entanto, qual é o filme que consegue juntar Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis na mesma cena com um diálogo cheio de ironia e humor? É impossível não esboçar um sorriso. É essa a diferença que reside nesta fita: o elenco.

Não esperava nada de intelectualmente superior, mas sim o que o filme oferece. Porrada, tiros e sangue; um pretexto a seguir para mais porrada, tiros e sangue. E Stallone até se safa bastante bem a filmar as sequências de acção, nomeadamente a final (em que só faltava explodir com as… nuvens (!?), sei lá).

Admito que poderia ser melhor, mas não é tão mau como os críticos fazem parecer (40% no Rotten Tomatoes, parece-me manifestamente pouco). Não elevem as vossas expectativas, nem peçam que o filme seja algo de extraordinário. É entretenimento directo ao assunto, onde não se inventa muito.

7/10

8 thoughts on “The Expendables (2010)

  1. Tal como bem se refere no artigo, de que vale fazer análises a descambar para o intelectual se o filme não pretende nada disso? Expendables é BOM e muito Bom e destaca-se em categoria no seu próprio género (onde abundam filmes mesmo coitadinhos). É como se Stallone fosse o Clint Eastwood do seu género de acção. Aqui dá a todos o que ninguém tinha coragem de dizer que sentia falta e faz o filme brilhar intensamente porque Stallone não vem sozinho: o elenco ao estilo desfile de estrelas, é algo que não se tinha no género e que só dá vontade de ter mais sequelas para ter ainda algumas mais (Van Damme, Steven Seagal, Chuck Norris e muitos mais, vá lá… aceitem!)

    Obs. Pode ser uma birra minha mas… o Mickey Rourke não veio do Iron Man 2 para este Expendables sem tirar a maquilhagem de Ivan Danko?
    Obs2: O “Machete” pode também ser visto como uma espécie de “Expendables” só pela parada de estrelas… Robert DeNiro, Steven Seagal, Lindsay Lohan (tits…) e o esquecido Don Johnson (de Miami Vice) e muitos outros. O filme é pura insanidade… descer pendurado nas tripas do gajo que se matou… xiça! É demais mesmo!
    Mas lá está… o “Expendables” consegue mostrar-se mais sério, honesto e assim mais filme com dignidade.

    Gostar

  2. Tenho em lista para o ver! Exactamente pelo que dizes, sem tirar nem pôr. Não espero grande plot, mas espero bom tempo passado simplesmente pelo grande grupo que aqui se reuniu!

    Abraço,
    Cláudio Novais

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s