“A ciência no séc. XXI herda uma fantástica cadeia de feitos. Ainda assim faltam respostas a grandes questões – algumas das quais reveladas pelo sucesso de outras no passado. Porque é 95% do Universo matéria negra indetectável, e se controla o cosmos – como começou o seu eventual destino e se é finito ou infinito? Será que o nosso universo é o único, ou poderá haver uma infinidade de outros? Operarão os outros universos com diferentes leis da física? Haverá formas de vida complexa noutros sistemas de estrelas? Se sim, até onde poderão ultrapassar a nossa inteligência? Poderá uma forma de vida suficientemente avançada inclusive criar novos universos conforme o seu desejo?

O comentador mais famoso da Grã-Bretanha nas mais profundas questões da ciência, observa se elas poderão ser respondidas e pergunta: será o cérebro humano capaz de compreender os resultados? “O Que Ainda Desconhecemos” olha para lá da fronteira do actual conhecimento científico e coloca problemas para uma nova geração de questionadores.”

Neste documentário fascinante, apresentado pelo Cosmólogo e Astrofísico Martin Rees, são abordados temas intrigantes, mas, e mais importante que tudo, é abordado aquilo que na verdade ainda desconhecemos acerca do Universo. É dividido em 3 episódios de cerca de 48 minutos cada

.

1º episódio – Estaremos sós?

Neste episódio é abordada a possibilidade de exstir vida noutros planetas. Dados recentes permitem calcular com alguma precisão que a probabilidade de existir vida noutros planetas é, na verdade, muito possível. Por exemplo, foi descoberto que uma em cada 10 estrelas tem planetas a orbitarem á sua volta.

Num Universo com milhares de milhões de estrelas, é fácil deduzir que essa possibilidade tem que ser levada a sério. Acreditam em extraterrestres? A existir, seriam eles diferentes de nós? Este episódio pode mudar a vossa visão.

2º episódio – Porque estamos aqui?

Seremos nós importantes para o Universo? Para se responder a esta questão, é abordada a origem do homem e de um dos elementos mais fundamentais da natureza: o átomo. Sabe-se agora que existem 92 tipos de átomos diferentes no Universo ( aham, tabela periódica), e, que esses átomos uma vez combinados de maneira diferente, formam tudo o que existe.

A diferença entre nós (a coisa mais complexa criada pelo Universo, com triliões e triliões de átomos) e uma mesa, está na forma como os átomos se organizam. Acreditava-se, portanto, que o Universo era constituído na maior parte por átomos. No entanto, isso é errado, pois descobriu-se que 85% do Universo é constituído por matéria negra, um elemento tão misterioso como incrível.

3º episódio – Seremos nós reais?

Não seria um enorme desperdício o Universo não ter ninguém para o comtemplar? O princípo Antrópico diz que o Universo foi criado para nós, humanos, existirmos. A afinação necessária para que a Terra pudesse criar condições ideais para a vida, é um dos dados que o sugere. Valores diferentes na origem do Universo e não haveria Terra. A Constante Cosmológica, por exemplo, é um valor afinado ao pormenor. Um valor desses, só poderia sugerir um arquitecto de enorme sabedoria; um Criador!

Contudo, os cientistas não gostaram muito desta possibilidade e procuraram outras soluções. Surgiu a hipótese de Universos alternativos. Se o Universo em que estamos fizer parte de milhões de outros Universos, então as nossas leis e os nossos valores, seriam parte do acaso. Já não teriam sido afinados por um Criador. No entanto, á medida que a nova teoria é aprofundada, a ideia de um Criador vêm de novo á tona!

Como está escrito no fabuloso  A Fórmula de Deus, do José Rodrigues dos Santos:

A Energia gera Matéria, a Matéria gera Vida, a Vida gera Inteligência e a Inteligência gera Deus

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s