Cube (1997)

Nesta minha odisseia pelos caminhos do terror, o 8º filme que vi foi Cube (Cubo), realizado por Vincenzo Natali. Cube conta a história de 6 pessoas que não se conhecem, e que acordam dentro de uma sala cúbica. Sala, essa, que contém portas que levam a outra sala cúbica. E assim sucessivamente. O pior de tudo é que algumas salas, ou cubos, contêm armadilhas mortais. Cabe a eles irem arranjando maneira de avançarem na esperança de chegar ao fim do labirinto.

O filme é bom, mas podia ser melhor. O que faltou foi variar um pouco, pois como tudo se passa quase sempre no mesmo cenário e há diálogos atrás de diálogos, a coisa fica um bocado cansativa. Bastava terem incluído duas ou três salas com armadilhas inteligentes (como aquela em que eles não podiam fazer nenhum barulho), e teria apreciado muito mais este filme.

Ainda assim é um filme com um conceito curioso, perspicaz e com um elenco que, embora desconhecido, consegue interpretações bastante boas. O argumento foca-se muito nas pessoas, o que não é mau, pois mostra a reacção delas num cenário de sobrevivência e o que por vezes se faz para ficar vivo. E os diálogos são bons e inteligentes. Porém esse foco, poderia ser polvilhado com mais cenas de suspense nos cubículos, como já tinha dito. Cube agradou-me mais do que me desagradou e, apesar de não se destacar, foi suficientemente forte para me deixar com vontade de ver as sequelas.

Trailer

7/10

4 thoughts on “Cube (1997)

  1. Pingback: Unknown | 35mm
  2. Já o vi há uns tempos, mas lembro-me de adorar o filme. As sequelas é que não são bem sequelas; são feitas por outros realizadores e pelo que ouvi dizer não valem muito a pena serem vistas.

    Gostar

  3. Já não me lembro deste filme, mas na altura fiquei também com essa boa impressão mas que lhe faltou um bocadinho de dinâmica.

    Mesmo assim, acho que é um filme que se deve ter no currículo cinematográfico.

    Abraço,
    Cláudio Novais

    Gostar

Comentar

