A Nightmare on Elm Street (1984)

A nightmare on Elm Street é um filme de terror de baixo orçamento, realizado em 1984 por Wes Craven. O filme apresentou ao mundo pela primeira vez o vilão Fred Krueger e Johnny Depp.

O filme gira em torno de um assassino de crianças que surge nos sonhos de vários adolescentes, aterrorizando-as e tornando as suas acções nos sonhos físicas na realidade, ou seja, Fred Krueger consegue ferir e até matar os adolescentes nos seus sonhos.

Antes deste filme ver a luz do dia, Craven havia apresentado o argumento que tinha escrito a várias companhias, sendo que todas elas iam recusando o projecto.

Curiosamente, a primeira companhia a demonstrar interesse foi a Disney (!) mas, e ainda bem que Craven recusou, ela queria que o realizador suavizasse o conteúdo da história para poder ser indicado para ser visto por crianças e adolescentes.

O projecto acabou por ir parar á New Line Cinema, que naquela altura era uma companhia algo inexperiente no ramo.

Pessoalmente, acho o filme um pouco sobrevalorizado. No entanto entendo todo o mediatismo e sucesso que alcançou.

O vilão carismático, protagonizado por Robert Englund é, em grande parte, responsável por esse sucesso. E, em boa verdade, devo dizer que é uma personagem bem interessante e bem imaginada.

Para além do vilão carismático, o filme possui uma banda sonora de grande qualidade, com melodias misteriosas que contribuem para tornar o ambiente bem mais assustador e intimidador.

É claro que Wes Craven dá um pouco mais de qualidade á fita. A cena da banheira ou a morte do namorado de Nancy, interpretado por um jovem Johnny Depp, são bem esgalhadas; principalmente a da morte do namorado, que com todo aquele sangue a jorrar dos lençóis, torna-a numa das mais memoráveis do cinema.

Vê-se bem, apesar de algumas partes não terem envelhecido bem (como aquela no fim, em que a mãe de Nancy é puxada para dentro de casa).

A protagonista podia ter sido outra, pois acho a interpretação de Heather Langenkamp um bocado insossa, mas no geral vale uma visualização.

imdb trailer

6/10

editado em 16/02/12 (alterações no layout, correcção de erros e alteração na imagem. Adicionado link para o trailer e imdb)

6 thoughts on “A Nightmare on Elm Street (1984)

    1. A saga inteira! Wow! Isso é que vai ser uma overdose de Fred Krueger! 🙂

      Olha, já vi o 3º também (e em breve irei rever o 7º) e deixa-me que te diga já que o achei uma bela trampa.

      Gostar

  1. Pessoalmente o Freddy Krueger não é dos meus vilões “slasher” favoritos. Prefiro os filmes do “Halloween” ou “Friday the 13th”. Da saga de Krueger há um filme que considero o melhor que é “Freddy’s New Nightmare” (creio que é assim que se chama). É um que conta com a actriz original num “filme dentro do filme”…

    Gostar

    1. Eu acho o Fred Krueger um bom vilão que entra em vários filmes medíocres. O 1º vê-se bem, mas é sobrevalorizado. Lembro-me de partes dos outros e quando os vi na televisão, achei-os uma verdadeira treta.

      Irei dar a minha opinião acerca do “A New Nightmare”, João.

      Obrigado pelo comentário.

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s