Kaze no tani no Naushika (1984)



Passaram 1000 anos depois da queda da civilização e o planeta enfrenta uma desertificação cada vez maior. O ambiente é tóxico, os humanos vivem em pequenas tribos nos poucos locais onde ainda se pode respirar ar puro, e a biosfera foi tomada por novas formas de insectos e plantas gigantescos. Nausicaa, é a princesa do Vale do Vento, um local belo e pacífico, que a certa altura se vê no meio de um conflito perigoso: um império contra o avanço da selva tóxica, que a pouco e pouco vai cobrindo o planeta.  A princesa pura de coração, tenta a todo o custo resolver a guerra sem que hajam mortes.

Mais um (óptimo!) filme de Miyazaki repleto de questões ecológicas e onde o fascínio do realizador nipónico por máquinas voadoras está presente em grande força. Mononoke-Hime, assemelha-se em grande parte a este filme nas temáticas abordadas, mas ambos os filmes têm as suas mais valias e diferenças.

Como de costume, os desenhos são geniais e belos. O filme tem aquele ar característico que marca a sua idade (a estreia foi em 1984), mas é impossível não admirar todo o universo criado por Miyazaki. Para além da qualidade dos desenhos e da animação, a história é boa, as personagens cativantes e a música emocionante.

A versão que assisti, com imensa pena minha, foi a versão dobrada em Inglês. Contudo o trabalho dos actores, dos quais constam Alison Lohman, Patrick Stewart, Uma thurman, é muito bom.

Para mim, Miyazaki é um dos mestres da animação tradicional, não só pelo visual que imprime nos filmes, mas também pelas histórias que conta. Um poeta pintor! Kaze no tani no Naushika é mais uma tela animada que ele nos ofereceu. Quem puder, fica mais uma recomendação minha.

8/10

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

1 thought on “Kaze no tani no Naushika (1984)”

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s