Ubuntu 10.04, Lucid Lynx disponível!

Já está disponível a nova versão do Ubuntu, a 10.04. Chama-se Lucid Lynx e, para além de trazer mais estabilidade e compatibilidade, traz novidades muito interessantes e uma que era pedida há bastante tempo: um novo tema.

Sou utilizador desta distribuição desde a versão 7.04. Nem sempre a usei regularmente, mas experimentei todas até á actual e é de assinalar a sua evolução. Passo a enumerar algumas das novidades desta versão:

Novos temas: Ambiance e Radiance melhoram bastante a interface do Ubuntu. Se bem que ainda não competem com os da concorrência (Leopard e Windows 7). Acredito que irão melhorar ao longo do tempo e que neste requisito aparência, a versão 10.10 irá surpreender, pois irá coincidir com o lançamento do Gnome 3.0. Relativamente á interface, foi tomada uma decisão polémica. Os botões de fechar, minimizar e maximizar passaram para o lado esquerdo (facilmente alteráveis com a ajuda do Ubuntu Tweak). Pessoalmente habituei-me facilmente, mas compreendo que existam muitas pessoas insatisfeitas com a decisão. Saliento que foi uma decisão tomada por Mark Shuttleworth e que ele disse que o lado esquerdo irá servir para um outro projecto. Aguardemos, então. O wallpaper por omissão é bastante interessante e os ícones foram remodelados.

Loja de música Ubuntu: Foi adicionado uma loja de música semelhante á loja do iTunes. Obviamente que o catálogo é incomparável, mas foi uma decisão bastante corajosa por parte da Canonical. A ver vamos como irá ser o futuro. O formato das canções é maioritariamente em mp3 e de bitrate 256 kpbs. A loja está integrada no Rhytmbox, mas existe um plugin para o Banshee.

Redes Sociais: O Ubuntu vem preparado para ser social desde o ínicio. Traz o Empathy como programa de conversação e o Gwibber como programa para actualizar as nossas redes sociais. Utilizo o Gwibber com o meu Twitter e Facebook e funciona na perfeição.

Centro de software do Ubuntu: Instalar e remover programas no Ubuntu é facílimo, Não precisamos de procurar pelos programas que precisamos na Web. Basta aceder ao centro de software, selecionar o que queremos instalar e esperar. A interface foi remodelada, tornou-se bonita e é intuitiva.

Boot rápido: O Lucid Lynx é rápido a iniciar. Sempre foi, mas a cada versão torna-se mais veloz. O objectivo é atingir os 10 segundos (na próxima versão), o que será perfeitamente viável. Para além do boot rápido, também se desliga num instante.

Notificações melhoradas: O sistema de notificações do Ubuntu é dos mais belos que por aí anda, e foi aprimorado. Agora, por exemplo, se estivermos a ver um filme em ecrã inteiro, as notificações não vos irão atrapalhar em nada. Notificações de um novo e-mail ou de alguém que entrou na sala de conversação, não irão surgir. Surgirão as críticas, como bateria fraca.

Software open-source actualizado: Os melhores programas grátis e de código aberto foram actualizados. O Firefox para navegar na Internet, o Rhytmbox para ouvir música, o Totem para ver vídeos, o OpenOffice para escrever textos, o Transmission para fazermos o download de torrents, o Brasero para gravarmos Cd’s e DVD’s, etc.

São algumas das novidades presentes na melhor versão da distribuição até á data. Quem nunca experimentou um sistema alternativo ao Windows, poderá ter aqui uma opção muito interessante. Concluo dizendo que tudo no Ubuntu é grátis e que existem alternativas para quase tudo o que há no Windows.

4 opiniões sobre “Ubuntu 10.04, Lucid Lynx disponível!

  1. Ele ta iniciando muito rapido mesmo
    até me asustei
    É só o tempo de apertar o botão de ligar e colocar a mão em cima do teclado

    Gostar

Comentar