Shutter Island (2010)

Dois US  Marshals, Teddy (Leonardo DiCaprio) e Chuck (Mark Ruffalo), são solicitados para resolverem o desaparecimento de Rachel Solando (Emily Mortimer). O problema é que Rachel é uma assassina, e o sítio para onde os marshals vão é Shutter Island, uma ilha que serve de prisão a assassinos com problemas mentais.

Eh pá, desde que soube deste filme que tudo me parecia perfeito. Scorcese a realizar, DiCaprio, Ruffalo e Kingsley a interpretar, e uma premissa muito apelativa. Praticamente salivava pela estreia! Agora que já vi o filme há uns bons dias, decidi escrever algo acerca dele.

Em 1º lugar, o filme não me desiludiu! Shutter Island é um thriller espectacular com um final ambíguo. Aliás a última frase dita por DiCaprio é a cereja no topo do bolo! Ficamos com vontade de rever o filme para captar os inúmeros pormenores e tentar perceber melhor o que realmente se passou ali, naquela ilha maldita.

O argumento é riquíssimo. Começa com o desaparecimento de Rachel Solando, mas vai-se adensando e tornando mais desafiante e intrigante. As interpretações, essas, são bastante boas. A banda sonora bastante interessante. Depois, Scorcese filma tudo com enorme mestria. O ambiente opressivo, negro da ilha está fenomenal, assim como os flashbacks de Teddy.

O melhor de tudo é que Scorcese respeita o espectador. Não nos espeta com explicações a toda a hora. As deduções somos nós que as tiramos, mas nunca forçadas.

È um óptimo filme. Um filme negro, com um argumento muito inteligente. Shutter Island recomenda-se!

Realizador: Martin Scorcese / 2010

De Positivo: A cinematografia. O argumento estimulante e todo o ambiente opressivo e negro. Interpretações muito boas.

De Negativo: Nada de muito relevante, apenas uma ou outra cena que achei menos boa.

Teddy Daniels: Yeah, we are, aren’t we. You know, this place makes me wonder.
Chuck Aule: Yeah, what’s that, boss?
Teddy Daniels: Which would be worse, to live as a monster or to die as a good man?

8/10

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

3 thoughts on “Shutter Island (2010)”

  1. Pelo que li, tenho uma grave falha no meu currículo cinematográfico! Vou tentar resolvê-lo o mais rápido possível.

    Entretanto, quanto a este teu tema claro, o desenho acho-o bastante bom, no entanto, acho que é demasiado claro, precisava de uns contrastes!

    Abraço,
    Cláudio Novais.

    Gostar

    1. O problema é que não controlo as cores, pois o meu blogue está hospedado no wordpress.com e tenho que me remeter aos temas que eles têm na base de dados.

      Anyway, espero ansiosamente pelo tema do wordpress 3.0 (2010), pois parece-me ser bastante bom e personalizável.

      Gostar

Comentar

