04thesubstitute14565611 Ab Aeterno respondeu a algumas perguntas, entre elas, uma importantíssima: o que é a ilha afinal? A série abraçou a parte teológica, que sempre teve a ver com ela, mas que agora ficou ainda mais implícita.

Jacob de preto? Hum…

Interessante  verificar que Jacob, quando falou com Ilana estava vestido de negro. Não terá nada a ver, certamente, mas… Sabemos que Jacob é um manipulador. Pessoalmente acho que ele é bom, mas… Ok, da maneira que Jacob falou para Ilana, ficamos a saber que ela sabe muito. E ficamos a saber que Jacob tem vindo a antecipar há bastante tempo a jogada do Flock que concluiu na sua morte.

09 Ab Aeterno[17-58-16]

O riso de Richard, Ricardus, Ricardo (uau tem o meu nome que eu)

À volta da figueira o nosso exército do bem, conversam. Não sabem o que fazer a seguir, mas Ilana diz que Jacob lhe disse que teriam que fazer o que Richard dissesse, pois ele saberia. Richard solta um riso de estupefacção (na verdade revi o riso umas 5 vezes), e começa a partir daí um show de Nestor Carbonelli. Incrível, como Lost tem actores tão bons. Jack limita-se a absorver o máximo de conhecimentos possíveis. Já não riposta nem começa a barafustar. Ele está de facto confiante que Jacob tem alguma razão!

09 Ab Aeterno[17-59-31]

Estamos no inferno!

Richard passa-se e diz a todos que eles estão mortos e que a ilha é o inferno. Ok, isto não será verdade. Contudo, achei curioso o facto do Richard afirmar primeiro que Jack está morto. Antes de todos os outros! Estará ele mesmo morto? Será por isso que ele apareceu afastado dos outros no 1º episódio de Lost, após a queda do avião? Richard perdeu a confiança em Jacob e pretende mudar de lugar, ou seja, ingressar no exército das trevas.

09 Ab Aeterno[18-00-51]

Flashback

Neste episódio temos um enorme flashback. Nada de realidades paralelas, ou alternativas. Vemos o passado de Richard. Descobrimos como ele foi parar a ilha, a amada que perdeu, o encontro com o Homem de Negro e com Jacob, etc. Carbonelli dá uma interpretação fantástica o que torna tudo mais emocionante. A verdade é que o romance que é apresentado, pouco teria para vingar, uma vez que nunca tínhamos visto a amada de Richard, Isabella. No entanto a actuação do actor ajudou, e muito, a relacionarmo-nos com esse romance.

09 Ab Aeterno[18-03-19]

Black Rock

Ok, vimos como o Black Rock chegou á ilha e foi parar no meio da vegetação. Foi devido a um tsunami, ou a uma onda gigante que empurrou o navio contra a estátua gigante e que a partiu. Parece-me um pouco exagerado, uma vez que só a estátua é que partiu. Teria que ter ficado um rasto de destruição, já que a onda entrou ilha adentro. Perdoa-se essa falha, no entanto.

09 Ab Aeterno[18-04-46]

Homem de Negro e Jacob, os manipuladores

A primeira vez que o Homem De negro, actualmente o Flocke, tem contacto com Richard é na forma do Fumo Negro. Vemo-lo a analisar Richard e, concerteza, a vasculhar as suas memórias. O Homem De Negro vê em Richard a sua primeira hipótese de matar o Jacob. Portanto aparece-lhe na forma da sua amada morta. Engendra um esquema e convence Richard a matar Jacob,da mesma maneira que Dogen havia dito ao Sayid, prometendo-lhe trazer á vida, Isabella, a sua mulher. Só que Richard tem bom coração e não acha correcto andar a matar alguém. Aliás, ele fica algo confuso com a conversa, uma vez que o homem de negro diz-lhe que ele é o fumo negro. E ele viu o fumo negro matar todos os tripulantes…

09 Ab Aeterno[18-07-11]

Jacob Bad-ass

Richard a caminho da estátua para matar o Jacob, é interpelado por ele e leva, basicamente, uma grande malha. Ora, até agora não tínhamos visto o Jacob a lutar. Terá ficado chateado por lhe terem destruído a estátua? 

09 Ab Aeterno[18-08-51]

Uma rolha!

A explicação do que é a ilha está fantástica. Simples como deve ser. Nessa conversa, Jacob explica porque razão traz pessoas para a ilha e blá blá blá. E, ao Richard dizer a Jacob que se ele não ajudar as pessoas, o homem de negro irá meter o bedelho, ele faz ver o louro tudo de uma forma diferente . E então contrata-o! Dá-lhe a vida eterna, já que não lhe pode devolver a mulher, nem absolve-lo dos pecados.

09 Ab Aeterno[18-10-05]

A minha oferta mantém-se

Richard volta para falar com o homem de negro e ao encontrar-se com ele, devolve-lhe a adaga e uma pedra branca. Mensagem pessoal do Jacob, claro. O homem de negro, não fica furioso. Compreende até. E estas reacções é que colocam dúvidas acerca da sua personalidade. Será realmente maléfico? Ou alguém que está preso contra a vontade? Anyway, o homem de negro diz que a sua oferta mantém-se caso Richard algum dia mude de ideias.

09 Ab Aeterno[18-11-35]

Hugo, o fala com espíritos

O final é uma conversa lamechas, tendo Hugo como intermediário. Richard lembra-se do que realmente tem que fazer e volta ao exército do bem.

09 Ab Aeterno[18-12-23]

Algumas notas:

Será possível que o que realmente não pode sair da ilha é a “infecção”? Será o homem de negro o 1º homem a ter sido infectado? E, caso, saia da ilha, um possível transmissor dessa mesma infecção? Assim, teríamos uma humanidade de Sayids e Claires…

Para quando, um episódio centrado em Jacob e no homem de negro?

Para finalizar, fica um fan-art fantástico feito por um fã de Lost.

Ansioso pelo encontro dos 2 grupos!

tumblr_kzswspxcpz1qz8fzno1_1280

3 thoughts on “Lost, Observações (Ab Aeterno)

  1. Gostei da review!
    E gostaria de dar ênfase a um pequeno pormenor que já vi que não só sou eu que acho: este foi dos melhores episódios de Lost! Porque foi um episódio muito bem actuado, acho que a personagem Richard foi impecável, e porque finalmente houve uma quantidade enorme de ideias que foram, finalmente, descobertas. Finalmente estamos a perceber que tudo isto não passa de uma guerra bem/mal em que utilizam peões (os lostis) como arma de ataque.

    Abraço,
    Cláudio Novais

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s