Lost, observações (Dr. Linus)

04thesubstitute145656

Ben, que nos últimos episódios andava um pouco apagado, regressa em grande força. O 7º episódio da série é um dos melhores da temporada! Caraças, é um dos melhores de sempre! E Michael Emerson dá-nos uma actuação nada menos que brilhante!

Água!

Foi interessante ver Ben referir a importância da água. Ele sugere a Ilana que vão para a praia, porque para além de ser um território conhecido, estão perto da água. Desconheço a importância deste líquido para a trama, mas os produtores já disseram que ela é importante. E vendo bem, tem aparecido muito nesta série.

Novo reflexo

Desta feita surge o reflexo de Ben num microondas. Interessante verificar que existe uma pequena luz. Eu sei que provavelmente não significa nada, mas… Não sei, se calhar é uma dica acerca do caminho do bem e da redenção que Ben está prestes a tomar. Abraçou a luz e não as trevas.

07 Dr. Linus[00-54-36] 

6 candidatos

Ilana diz a Sun que existem 6 candidatos a substituir Jacob. Substituir Jacob! Ora 4 são certos: Jack,Hurley,Sawyer,Sayid. Agora existem algumas dúvidas, pois para termos 6 ainda faltam 2. Se Jin e Sun forem ambos candidatos tudo resolvido. Contudo não acredito que ambos sejam candidatos. Apenas um deles o é. O 6º como já aqui referi é Kate. Kate, a candidata secreta que toda a gente parece desconhecer… Tem existido alguma especulação acerca de Lapidus, uma vez que essa questão levantou-se num diálogo entre Ilana e Bram quando chegaram á ilha.

07 Dr. Linus[01-05-01]

Não queria morrer

Até este episódio Ben acreditava que Jacob queria morrer, uma vez que não deu qualquer tipo de resistência quando o esfaqueou. Contudo, Miles desfez essa dúvida. E isso foi importante na redenção dele.

No, he cared. Right Right up until the second the knife went through his heart, he was hoping he was wrong about you.

Invencível!

Richard revela a razão porque não envelhece e revela também que aqueles que são tocados por Jacob não se podem matar. Isso explica porque razão Jack não se conseguiu suicidar na ponte e porque razão Lock precisou da ajuda de Ben para morrer… Richard leva Jack e Hurley até ao Black Rock e pede ajuda a Jack. Pede-lhe que o mate, uma vez que não encontra significado na sua vida. Perdeu toda a fé. Onde já ouvimos isto?

07 Dr. Linus[01-59-55]

Jack, um homem de fé

Numa das melhores cenas do episódio, vemos um novo Jack. Um Jack que já não procura respostas. Já não quer saber porque razão Jacob o trouxe para a ilha. Jack agora sabe que tem um propósito na ilha. Qual ao certo, desconhece, mas acredita que isso se revelará de alguma maneira. Por isso tem fé que o dinamite que acendeu não vai explodir. E, meus amigos, a fé é extremamente importante! O acreditar de Jack fez com que o pavio se apagasse. Estamos a falar da ilha. Um sítio onde milagres acontecem. Estarão recordados de Walt e os “seus poderes”. E com essa fé, Jack traz Richard de volta á luta!

07 Dr. Linus[01-25-32] 

A tentação e a redenção

Enquanto Ben cava a sua própria sepultura, Flock aparece e continua o seu esquema, ou seja, tenta resgatar Ben para o seu lado. Temos que reconhecer que a oferta é tentadora. Ben sabe que vai morrer se ficar com Ilana e Flock oferece-lhe poder, que é a coisa que ele mais quer. Contudo, e numa espectacular cena de arrependimento (e com uma magistral actuação de Michael Emerson), Ben conta todos os seus pecados a Ilana e revela todo o sofrimento que passou na ilha. Ilana perdoa Ben e aceita-o no grupo. Ben é o 2º a recusar a proposta de Flock (o 1º foi Richard), e isto é importante! Mostra que há esperança, que podemos mudar, que nem todos são passíveis de corrupção. Ben, uma das personagens mais interessantes da série, manipulador, misterioso e sedento de poder, abraça o caminho do bem.

07 Dr. Linus[01-43-07]

Todos juntos e widmore

O nosso exército do bem junta-se todo na praia. Ilana, Lapidus, Miles, Sun, Ben, Jack, Hurley e Richard. Eis os adversários de Flock, pelo menos, por enquanto. O episódio termina com a chegada de Widmore á ilha. Juntar-se-á a que lado? Ao de Ilana? Ao de Flock? A nenhum dos dois? E Desmond, virá no submarino? Espero que sim!

07 Dr. Linus[01-51-20]

Realidade paralela

Na realidade paralela, Ben toma conta do pai (surge uma analogia curiosa com a garrafa de oxigénio. Lembram-se que ele matou o pai com uma garrafa de gás venenoso). Ben tem também a sua redenção, pois em vez de prejudicar mais uma vez Alex, desta feita decide ajuda-la. Foi bom ver um Ben com um melhor carácter.

Excelente episódio, pois em vez de se focar em dar respostas, focou-se no que mais interessa: as personagens e as suas motivações! Foi emocionante ver o desfecho de alguém que acompanhámos há tantos episódios, assim como ver todos juntos na praia (um momento cheio de emoção). Todos num sítio imensamente nostálgico! Adorei!

page

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

2 thoughts on “Lost, observações (Dr. Linus)”

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s