Friday the 13th (2009)

Sou apreciador de cinema de terror,gore e violento, mas, e por vários fatores, ainda não tivera oportunidade de ter a minha primeira experiência cinematográfica com Jason Vorhees. Não sei se o filme de Marcus Nispel foi a melhor opção para conhecer Crystal Lake, mas foi o que se arranjou.

Esta modernização do filme de 1980, traz todos aqueles clichés do século XX e XXI: muitas mamas á mostra, gajas boas, jovens a beber muito álcool, drogas e personagens estereotipadas.

Para além disso, não esperem nenhum terror psicológico, nem nada que se pareça. O que temos é bastante gore e muita violência, num cariz claramente comercial. A história é básica, com o clássico jogo do “quem será á próxima vítima e de que maneira é que irá morrer”. Grupo de jovens entra no território de Jason Vorhees e grupo de jovens vai sendo eliminado um a um. Houve uma pequena humanização de Jason, que não vou falar muito porque estraga o filme a quem não viu, mas que pessoalmente não achei necessária.

Tecnicamente achei tudo bastante bom. Marcus Nispel não inova, mas acho que consegue fazer um produto de entretenimento que, certamente, agradará a um vasto público, provavelmente maioritariamente constituído por jovens. Os atores não são nada de especial, as raparigas foram escolhidas a dedo para “levantarem” as hormonas masculinas e a banda sonora não atrapalha em nada, surgindo nos momentos apropriados.

Sexta-feira 13 torna-se num produto de terror descartável. Vê-se bem uma vez, mas rapidamente se esquece. Ideal para ver descansado e sem grandes pretensões.

Realizador: Marcus Nispel/2009

6/10

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

3 thoughts on “Friday the 13th (2009)”

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s